Internacional

BCE confirma planos de encerrar compras de títulos no 3º tri

14 abr 2022, 9:24 - atualizado em 14 abr 2022, 9:24
BCE
O BCE tem reduzido o ritmo de impressão de dinheiro há meses, mas esboçou apenas um cronograma fraco para diminuir o suporte (Imagem: REUTERS/Ralph Orlowski)

O BCE (Banco Central Europeu) deixou inalterada sua política monetária nesta quinta-feira, mantendo os planos de reduzir lentamente o estímulo extraordinário, já que preocupações com a inflação recorde superam os temores de ume recessão relacionada à guerra.

O BCE tem reduzido o ritmo de impressão de dinheiro há meses, mas esboçou apenas um cronograma fraco para diminuir o suporte, enfatizando a flexibilidade, já que o conflito na Ucrânia e os preços muito altos da energia podem mudar de repente o cenário.

Confirmando sua orientação anterior, o BCE disse que planeja reduzir as compras de títulos, conhecidas como afrouxamento quantitativo, neste trimestre, e encerrá-las em algum momento do terceiro trimestre.

No entanto, os juros só subirão “em algum momento” após o fim das compras de títulos e o movimento será gradual, completou o BCE.

reuters@moneytimes.com.br