BCE aumenta taxa de juros na zona do euro em 0,75 pp pela segunda vez consecutiva
O Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa básica de juros na zona do euro em 0,75 ponto porcentual nesta quinta-feira (27). Esta é a segunda alta consecutiva neste patamar e o terceiro reajuste no ciclo de aperto monetário, que começou com a alta de 0,50 pp em julho – a primeira em 11 anos.
A alta já era esperada pelo mercado, uma vez que a inflação na região atingiu um novo recorde. Os dados de setembro apontam para uma taxa anual de 9,9%, superando o patamar anterior de 9,1%. Vale lembrar que o BCE tem uma meta de inflação de 2%.
Os maiores vilões do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) são os preços de energia e de alimentos. Mas mesmo o núcleo do CPI, que desconsidera os preços desses grupos, teve uma alta anual de 4,8% em setembro.
“O Conselho do BCE baseará a trajetória futura das taxas de juro diretoras na evolução das perspectivas de inflação e econômicas, seguindo a sua abordagem reunião a reunião”, diz o comunicado do banco central.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!