Bancos

BCE analisa estrutura de liquidez do BC britânico à medida que pondera mudanças, diz Schnabel

27 mar 2023, 13:05 - atualizado em 27 mar 2023, 13:06
BCE
“Sob essa abordagem, o banco central oferece operações regulares de empréstimos garantidos para garantir que qualquer déficit na demanda dos bancos por reservas seja reabastecido com o aperto quantitativo”, disse Schnabel (Imagem: Flickr/BCE)

O balanço do Banco Central Europeu encolherá rapidamente nos próximos anos, mas é improvável que volte ao nível anterior à crise financeira global, portanto, é necessária uma nova abordagem para a gestão da liquidez, disse Isabel Schnabel, integrante do conselho do BCE.

Entre as alternativas, a abordagem utilizada pelo Banco da Inglaterra, na qual os próprios bancos determinam o montante de liquidez que desejam manter, pode ser adequada, pois alivia as desvantagens de outros sistemas.

“Sob essa abordagem, o banco central oferece operações regulares de empréstimos garantidos para garantir que qualquer déficit na demanda dos bancos por reservas seja reabastecido com o aperto quantitativo”, disse Schnabel, responsável pelas operações de mercado do BCE, em um discurso.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar