BCE afirma que euro digital respeitaria a privacidade, diferente de “moedas instáveis”
Fabio Panetta, membro executivo do Banco Central Europeu (BCE), acredita que um euro digital seria capaz de preservar melhor a privacidade do que uma stablecoin emitida por uma grande empresa de tecnologia, noticia o Decrypt.
Stablecoins são criptomoedas, cujo valor é estável e pode estar lastreado em uma moeda fiduciária, como o dólar — no caso de tether (USDT) e U.S. Dollar Coin (USDC).
“Se o banco central se envolver com pagamentos digitais, haverá a necessidade de proteger melhor a privacidade […] porque não somos empresas privadas”, disse ele em entrevista ao Financial Times. “Não temos interesse comercial em armazenar, gerenciar ou monetizar dados de usuários.”
Em maio, a Associação Diem, apoiada pelo Facebook — e anteriormente conhecida como Libra —, anunciou que uma versão-piloto de sua stablecoin estava a caminho.
Panetta descreveu Diem como uma “moeda instável”, fazendo um trocadilho com o termo “stablecoin” que, se traduzido literalmente, se torna “moeda estável”.
Já o euro digital, moeda digital possivelmente emitida pelo banco central (CBDC) da Europa, ainda está na fase de planejamento.
Christine Lagarde, presidente do BCE, afirmou que uma CBDC europeia poderia levar até quatro anos para ser lançada. Já Panetta disse que apenas a elaboração do design da moeda poderia demorar dois anos.
No início deste mês, o BCE afirmou que governos devem se atentar aos riscos de CBDC ao exporem seus sistemas financeiros e sua autonomia financeira a “grandes empresas estrangeiras que podem apresentar moedas artificiais no futuro” — sem mencionar diretamente o projeto Diem.
É importante lembrar que CBDCs, apesar do atrativo de serem uma forma digital de uma moeda nacional, não são descentralizadas.
Isso significa que, apesar do nome de “moeda digital”, não podem ser comparadas com o bitcoin (BTC) ou outras moedas estáveis, como DAI — que não precisam de um órgão ou empresas para gerenciá-las —, já que o banco central estaria por trás de todo o processo.
Por que o conceito de “descentralização” é importante?