Rússia

BC russo diz que 70 organizações de 12 países aderiram à alternativa do país ao Swift

29 jun 2022, 9:03 - atualizado em 29 jun 2022, 9:03
Elvira Nabiullina
Nabiullina disse que o banco central não estava divulgando os nomes daqueles que ingressaram no sistema russo devido a temores de sanções secundárias (Imagem: REUTERS/Evgenia Novozhenina/File Photo)

Setenta organizações financeiras estrangeiras de 12 países já aderiram à alternativa doméstica da Rússia ao sistema financeiro Swift, disse a presidente do banco central, Elvira Nabiullina, nesta quarta-feira.

Os principais bancos russos foram cortados do Swift, sistema de mensagens que sustenta as transações financeiras globais, como parte das sanções ocidentais em resposta à decisão de Moscou de enviar dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Nabiullina disse que o banco central não estava divulgando os nomes daqueles que ingressaram no sistema russo devido a temores de sanções secundárias.

Em abril, Nabiullina afirmou que 52 organizações estrangeiras eram integrantes de um sistema de mensagens desenvolvido pelo banco central da Rússia – Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS na sigla em inglês).

A Rússia está tentando ajudar seu setor financeiro a se adaptar às sanções ocidentais sem precedentes, uma vez que a saída do Swift torna muito difícil para um credor fazer ou receber pagamentos internacionais.

No entanto, o sistema russo carece de conectividade internacional e opera apenas durante o horário comercial durante a semana, enquanto o Swift opera 24 horas por dia, todos os dias. Além disso, as mensagens do SPFS têm limites de tamanho que as tornam menos capazes de lidar com transações mais complexas.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar