Banco Central

BC reduz compulsórios para baratear crédito, diz CMN

28 mar 2018, 18:43 - atualizado em 28 mar 2018, 18:47

Em linha com o objetivo de baratear o crédito, o Banco Central alterou regras de recolhimento de recursos por parte dos bancos, informou nesta nesta quarta-feira (28) o Conselho Monetário Nacional (CMN). De acordo com o BC, o impacto agregado das medidas pode ser estimado em R$ 25,7 bilhões devolvidos ao Sistema Financeiro Nacional.

O BC reduziu a alíquota de recolhimento dos depósitos à vista de 40% para 25% e também as alíquotas do encaixe obrigatório dos depósitos da poupança de 21% para 20%, no caso da poupança rural, e de 24,5% para 20%, para as demais modalidades de poupança.

“A Resolução nº 4.650 traz a alíquota do encaixe obrigatório dos depósitos de poupança aos níveis históricos praticados nos anos anteriores à crise de 2008 e tem potencial para induzir a redução do custo do crédito, por meio da liberação de recursos atualmente recolhidos pelas instituições junto ao Banco Central”, diz texto publicado no site da autoridade monetária.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar