BC muda estratégia e anuncia com antecedência oferta líquida de até US$ 1 bi em dólar à vista para 5ª
O Banco Central anunciou nesta quarta-feira que fará, na quinta, oferta líquida de até 1 bilhão de dólares em moeda à vista, em medida que pode dar mais previsibilidade ao mercado e ajudar a acalmar a cotação do dólar.
O acolhimento das propostas para o leilão ocorrerá entre 9h45 e 9h50.
O BC, portanto, adota uma estratégia diferente da praticamente recentemente. Entre terça e esta quarta, o BC realizou três ofertas líquidas de dólar à vista, mas anunciou as operações no decorrer do pregão, enquanto o dólar ia a máximas recordes.
O dólar fechou em máxima histórica nominal pelo terceiro pregão consecutivo nesta quarta-feira, perto de 4,26 reais.
O BC também informou nesta quarta as condições para o leilão de dólar à vista no montante de até 785 milhões de dólares que tem feito diariamente, a fim de “trocar” posição de swaps para dólar físico. A operação ocorrerá entre 9h30 e 9h35.
Nesse mesmo intervalo, o BC acolherá propostas para venda de até 15.700 contratos de swap cambial reverso (cuja colocação equivale a compra de dólares no mercado futuro).
Caso não haja venda integral dos dólares à vista e dos swaps reversos, o Banco Central fará, entre 11h30 e 11h40, leilão de contratos de swap cambial tradicional (equivalentes à venda de dólar no mercado futuro) em montante igual à diferença entre o ofertado de swap reverso e o efetivamente vendido ao mercado.