BC inaugura sistema para clientes consultarem valores a receber de bancos; saiba como funciona
O Banco Central (BC) disponibilizou na segunda-feira (24) uma nova funcionalidade em seu site para clientes e empresas consultarem se têm algum valor pendente a receber de instituições financeiras, o Sistema Valores a Receber.
O serviço é uma evolução do Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.
Segundo estimativas do Banco Central, existem cerca de R$ 8 bilhões parados nas instituições financeiras, esperando serem sacados.
Na primeira fase do serviço, o Registrato divulgará R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos decorrentes de:
- contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas,;
- cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito com termo de compromisso assinado com o BC;
- cotas de capital;
- rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.
Ao longo do ano, o BC pretende ampliar a consulta para outras decorrências, como a devolução de valores de tarifas ou obrigações de crédito cobradas indevidamente não previstas em termo de compromisso, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível, contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.
Como consultar o serviço?
A funcionalidade pode ser acessada no site do BC na aba “Valores a Receber” do sistema Registrato.
Caso tenha valores a serem pendentes, o usuário pode pedir o resgate via PIX na conta indicada no próprio sistema do Registrato, para instituições financeiras que aderiam ao termo específico do BC, ou por um meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária do beneficiário que informará seus dados de contato.
*Com Agência Brasil