Economia

BC foi notificado sobre exportações subcontabilizadas, irá rever dados de transações correntes, diz Economia

02 dez 2019, 16:54 - atualizado em 02 dez 2019, 17:00
Fachada do Banco Central
Com a atualização, as exportações aumentaram em 1,368 bilhão de reais em setembro e 1,345 bilhão de reais em outubro (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O Banco Central foi notificado sobre a subcontabilização das exportações brasileiras verificada nos meses de setembro a novembro, afirmou nesta segunda-feira o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão, acrescentando que a autoridade monetária irá rever os dados das transações correntes.

O Ministério da Economia informou que, por um erro na transmissão de dados que são compilados para a divulgação da balança comercial, as exportações não vinham sendo devidamente apuradas desde setembro, o que foi corrigido pelo governo.

Com a atualização, as exportações aumentaram em 1,368 bilhão de reais em setembro e 1,345 bilhão de reais em outubro. Na semana passada, a pasta já havia informado que, para o acumulado das quatro primeiras semanas de novembro, havia sido constatada uma subnotificação de 3,775 bilhões de reais nas exportações.

Segundo o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá, o erro foi humano e causado pelo fato de um funcionário não ter acionado um comando adicional para a leitura de todos os dados.

“Sistema não tem erro, sistema está íntegro”, disse Jucá.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar