BC do Japão revisará efeitos colaterais de afrouxamento monetário em próxima reunião, diz jornal
O Banco do Japão revisará os efeitos colaterais de seu afrouxamento monetário na reunião da próxima semana e pode tomar medidas adicionais para corrigir distorções na curva de rendimentos, informou o jornal Yomiuri nesta quinta-feira.
O banco central japonês surpreendeu os mercados no mês passado ao ampliar a faixa que o rendimento dos títulos de 10 anos pode se mover para 0,50 ponto percentual, ante o limite anterior de 0,25 p.p.
Mas a medida não conseguiu resolver as distorções causadas no mercado de títulos pela forte compra de títulos realizada pelo banco, aumentando a especulação do mercado, dizem os analistas.
O banco central tomará medidas adicionais já em sua reunião de política monetária na próxima semana.
No encontro da próxima semana, a diretoria de nove membros do Banco do Japão debaterá os efeitos colaterais de sua política de controle da curva de rendimentos e os movimentos do mercado de títulos desde a decisão de dezembro, disse o Yomiuri.
A instituição também examinará se pode corrigir as distorções do mercado por meio de ajustes na quantidade de títulos que compra e fará ajustes adicionais se necessário, disse o jornal sem citar fontes.