Internacional

BC do Japão está sob menos pressão para mudar meta de rendimentos do que o mercado pensa, dizem fontes

01 fev 2022, 8:54 - atualizado em 01 fev 2022, 8:54
Banco Central do Japão
Os mercados estão repletos de especulações de que o banco central japonês poderia mudar sua meta de controle da curva de rendimentos dos atuais yields de dez anos para as taxas dos títulos de cinco anos (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo)

Um recente aumento constante nas taxas de juros de longo prazo provavelmente não fará o Banco do Japão ajustar sua meta de rendimentos, pois a instituição pode usar outras ferramentas para moderar qualquer aumento indesejado nos custos dos empréstimos, segundo fontes familiarizadas com o pensamento do banco central.

Os mercados estão repletos de especulações de que o banco central japonês poderia mudar sua meta de controle da curva de rendimentos dos atuais yields de dez anos para as taxas dos títulos de cinco anos, à medida que os rendimentos dos papéis do governo japonês aumentam em linha com o avanço das taxas de juros globais.

Mas, com o rendimento de dez anos ainda abaixo do teto implícito de 0,25% do Banco do Japão, as autoridades veem pouca necessidade de intervir com força para reduzir os yields, disseram três fontes à Reuters.

“O rendimento de dez anos ainda está se movendo dentro da faixa que o banco define em torno de sua meta”, disse uma das fontes. “Os movimentos recentes não são algo com o que se preocupar muito”, disse outra fonte.

A taxa do título referencial de dez anos atingiu 0,185% na segunda-feira, o nível mais alto desde o início da política de juros negativos do banco central, há seis anos, apesar das repetidas garantias do Banco do Japão de que não havia pressa em apertar a política monetária.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar