Bancos

BC do Japão descarta ampliação de faixa de rendimento para conter queda do iene

10 maio 2022, 8:30 - atualizado em 10 maio 2022, 8:30
Banco do Japão BoJ
Atualmente, o Banco do Japão se oferece para comprar quantidades ilimitadas de títulos do governo japonês de dez anos para defender um teto de rendimento implícito de 0,25% estabelecido em torno de sua meta de juros de 0% (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

O banco central do Japão não tem planos de permitir que os juros de longo prazo se movam mais amplamente em torno de sua meta de 0% para conter quedas acentuadas do iene, disse um executivo do banco central nesta terça-feira, afirmando que tal movimento seria equivalente a um aumento nos custos dos empréstimos.

Atualmente, o Banco do Japão se oferece para comprar quantidades ilimitadas de títulos do governo japonês de dez anos para defender um teto de rendimento implícito de 0,25% estabelecido em torno de sua meta de juros de 0%, mantendo uma política monetária estimulativa como parte dos esforços para reinflar a economia.

No entanto, quedas acentuadas no iene à medida que outras economias aumentam seus próprios juros levaram à especulação do mercado de que o Banco do Japão pode ampliar a banda de tolerância de 0,50 ponto percentual em torno de seu objetivo e permitir mais aumentos nas taxas de longo prazo.

“Não temos planos de ampliar a banda”, disse o diretor executivo do banco, Shinichi Uchida, ao Parlamento. “Fazer isso equivaleria a um aumento da taxa de juros” e, portanto, indesejável para a economia, acrescentou.

Ainda assim, Uchida disse que os recentes movimentos acentuados no iene são indesejáveis, uma visão ecoada pelo ministro das Finanças, Shunichi Suzuki.

O iene atingiu uma nova mínima em 20 anos de 131,34 por dólar na segunda-feira, antes de se recuperar para cerca de 130,10 nesta terça.

Disclemer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar