BC da Turquia mostra independência e eleva juro de 17,75% para 24%
O Comitê de Política Monetária do Banco Central da Turquia decidiu aumentar a taxa de juros de 17,75% para 24% nesta quinta-feira (13) em um movimento que é visto como uma demonstração de independência em relação ao presidente do país, Tayyip Erdogan. O mercado esperava um aumento entre 3 e 4 pontos percentuais, não de 6,25 p.p. A lira subiu subiu 5% após a notícia, para 6,1 contra o dólar.
Leia também: Erdogan é a Dilma da Turquia
Segundo o BC, os dados divulgados recentemente indicam uma tendência de rebalanceamento mais significativa na atividade econômica e a demanda externa tem mantido sua força, enquanto a desaceleração da demanda doméstica acelera.
“A recente evolução das perspectivas de inflação aponta para riscos significativos para a estabilidade de preços. Os aumentos de preços mostraram um padrão generalizado nos subsetores, refletindo os movimentos nas taxas de câmbio”, explica o comunicado.
Consequentemente, o Comitê decidiu implementar um forte aperto monetário para apoiar a estabilidade de preços.
“A postura firme na política monetária será mantida de forma decisiva até que a perspectiva da inflação apresente uma melhora significativa”, informou o BC, que abriu espaço para maiores altas no futuro.