BusinessTimes

BC da Turquia eleva taxa de juros a 17% e passa em teste de credibilidade

24 dez 2020, 10:16 - atualizado em 24 dez 2020, 10:16
Turquia
O banco elevou sua taxa de recompra de uma semana ante 15% e repetiu sua intenção de manter “de forma decisiva” a política monetária apertada (Imagem: Pixabay/hkama)

O banco central da Turquia elevou a taxa de juros em 200 pontos básicos, para 17%, um pouco acima do esperado, para aliviar a inflação de dois dígitos conforme o novo presidente da autoridade monetária, Naci Agbal, busca ampliar sua credibilidade.

A lira saltou para sua máxima em mais de um mês em resposta, e analistas disseram que Agbal passou em outro teste sobre sua capacidade de liberar a política monetária da pressão política após apenas dois meses no cargo.

O banco elevou sua taxa de recompra de uma semana ante 15% e repetiu sua intenção de manter “de forma decisiva” a política monetária apertada para reduzir permanentemente a inflação, que chegou a 14% no mês passado, após anos bem acima da meta.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar