Internacional

BC da Suíça ajuda bancos a se preparar para juros negativos no longo prazo

19 set 2019, 10:20 - atualizado em 19 set 2019, 10:20
BC Suíça Europa
SNB manteve sua principal taxa de juros inalterada em -0,75%, contrariando movimentos do BCE e do Fed (Imagem: Reuters/Arnd Wiegmann)

O banco central da Suíça (SNB, na sigla em inglês) espera manter sua posição de política monetária ultraflexível no longo prazo, depois de manter sua política inalterada nesta quinta-feira e oferecer aos bancos atingidos por suas taxas de juros negativas um alívio extra.

O SNB manteve sua principal taxa de juros inalterada em -0,75%, contrariando movimentos do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Reserve (Fed), que cortaram as taxas para enfrentar uma desaceleração da economia global.

Pesquisa Reuters previa manutenção da taxa em -0,75%. Contudo, o banco central da Suíça aumentou o limite de isenção acima do qual os bancos comerciais que depositam seu dinheiro no SNB sofrem com taxas negativas.

As novas regras, que entram em vigor em 1º de novembro e podem ser ajustadas mensalmente, aumentam a quantia que os bancos podem armazenar no SNB antes que as taxas negativas se apliquem a seu dinheiro parado. Com a nova medida, o limite passa a ser de 25 vezes as reservas mínimas, ante 20 vezes atualmente.