Bancos

BC da Rússia oferece suporte a empresas financeiras diante de crise

08 mar 2022, 14:55 - atualizado em 08 mar 2022, 14:55
O banco central mais do que dobrou sua taxa de juros a 20% e forneceu liquidez extra aos bancos (Imagem: REUTERS/Maxim Zmeyev)

O banco central da Rússia anunciou nesta terça-feira uma série de medidas para ajudar agentes do mercado financeiro, como fundos de pensão privada e empresas de gestão, a lidar com a atual “situação de crise”, incluindo o relaxamento de algumas regulações.

Os mercados financeiros da Rússia entraram em turbulência com as fortes sanções econômicas adotadas depois de o país ter invadido a Ucrânia.

O banco central mais do que dobrou sua taxa de juros a 20% e forneceu liquidez extra aos bancos, e o governo adotou medidas de suporte, mas o rublo despencou e ativos como títulos foram liquidados.

Em comunicado no aplicativo de mensagens Telegram, o banco central afirmou que suas novas medidas incluem adaptar as exigências regulatórias a novas condições econômicas, abrir mão de penalidades a algumas violações regulatórias se estiverem ligadas à atual situação do mercado e ampliação do prazo para agentes do mercado implementarem algumas regras.

A autoridade monetária acrescentou que as medidas fazem parte de esforços para reduzir o fardo regulatório e de supervisão.

O banco central da Rússia decidiu manter a maior parte das negociações do mercado de ações na Bolsa de Valores de Moscou suspensa novamente na quarta-feira, deixando apenas uma gama limitada de operações, informou em comunicado nesta terça.