Bancos

BC da Rússia nega estar comprando moeda estrangeira para conter rali do rublo

23 maio 2022, 8:29 - atualizado em 23 maio 2022, 8:29
Banco Central Russia
O Vedomosti havia informado que o banco central russo começou a comprar moeda estrangeira para impedir um fortalecimento descontrolado do rublo (Imagem: Reuters/Maxim Shemetov/File Photo)

O banco central russo negou nesta segunda-feira uma reportagem do jornal Vedomosti segundo a qual a instituição havia começado a comprar moeda estrangeira para frear a alta do rublo.

“Esta informação não corresponde à realidade”, disse o banco central em resposta a um pedido de comentário da Reuters, sem dar mais detalhes.

O Vedomosti havia informado que o banco central russo começou a comprar moeda estrangeira para impedir um fortalecimento descontrolado do rublo.

O jornal citou duas fontes próximas ao governo e uma fonte próxima ao banco central.

Segundo o Vedomosti, o banco central está comprando moeda estrangeira de empresas voltadas para a exportação por meio de intermediários, disseram as fontes, sem dar detalhes do mecanismo de compra.

Até agora neste ano, o rublo ganha cerca de 30% em relação ao dólar, apesar de uma crise econômica em grande escala na Rússia, tornando-se a moeda de melhor desempenho do mundo no período.

O rublo tem sido artificialmente sustentado por controles de capital impostos no final de fevereiro para proteger o setor financeiro da Rússia depois que o país enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar