Internacional

BC da China reduz oferta de dinheiro e sugere saída do modo de crise

08 jul 2022, 7:54 - atualizado em 08 jul 2022, 7:54
Sede do Banco do Povo da China, em Pequim
O banco central reduziu o volume de dinheiro que os bancos precisam manter como reserva em abril (Imagem: REUTERS/ Carlos Garcia Rawlins)

O banco central da China fez seu maior saque em dinheiro do sistema financeiro em três meses esta semana, levantando a suspeita do mercado de que as autoridades estão saindo gradualmente do afrouxamento monetário do período de crise da Covid-19.

As autoridades chinesas intensificaram a flexibilização monetária no segundo trimestre deste ano para combater o pior surto de Covid-19 em dois anos, mas os sinais recentes de recuperação econômica podem permitir que eles normalizem a política monetária e evitem divergências maiores em relação a outras grandes economias que têm aumentado agressivamente as taxas de juros, disseram os operadores e analistas.

O Banco do Povo da China cortou sua injeção diária de dinheiro para um mínimo de 3 bilhões de iuanes via operações de mercado aberto esta semana, resultando em uma drenagem líquida semanal de 385 bilhões de iuanes (57,46 bilhões de dólares), a maior retirada desde o início de abril, quando o centro financeiro de Xangai entrou em um lockdown de dois meses para conter a propagação do vírus.

“A política monetária voltou ao normal ante o um modo de resposta à crise”, disse Ming Ming, economista-chefe da CITIC Securities.

O banco central reduziu o volume de dinheiro que os bancos precisam manter como reserva em abril e baixou o referencial utilizado para a fixação de preços de hipotecas em maio para estimular a economia.

Mais recentemente, os dados do setor de manufatura e serviços surpreenderam para o lado positivo.

“Olhando para o futuro, pensamos que a autoridade monetária será cuidadosa e dependente de dados para calibrar seu estímulo”, disseram analistas do Citi uma nota, prevendo outras reduções de juros nos próximos meses.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar