BC da China manterá yuan estável e política monetária prudente
O PBOC (People’s Bank of China), banco central da China, declarou nesta quinta-feira (27) que manterá sua política monetária prudente e o yuan basicamente estável, conforme nota em seu website e de acordo com notícia veiculada na Reuters.
A autoridade monetária ainda declarou em comunicado após a reunião trimestral do comitê que oferece liquidez “razoavelmente ampla”, e tornará sua política monetária mais flexível, prospectiva e direcionada.
A expectativa de grande parte do mercado é que o PBOC mantenha sua política monetária flexível, tendo em vista que a economia chinesa sofre pressões de desaceleração econômica em 2019.
Sem inundação
Por outro lado, Sheng Songcheng, conselheiro do PBOC, declarou à rede norte-americana CNBC que a China não realizará “uma inundação” de estímulos monetários no próximo ano, apesar de considerar mais cortes nas reservas detidas pelos bancos comerciais.
“O limiar-chave de sete por dólar é muito importante. Se o yuan enfraquecer além deste ponto, o custo de estabilizar a taxa de câmbio será maior”, afirmou Sheng.