Bancos

BC britânico entra em território desconhecido conforme vendas de títulos se aproximam

26 abr 2022, 15:42 - atualizado em 26 abr 2022, 15:42
Banco da Inglaterra
O BoE disse, em fevereiro, que deixaria de reinvestir os recursos de gilts vencidos, uma repetição dos movimentos do banco central dos Estados Unidos em 2017 e 2018 (Imagem: REUTERS/Luke MacGregor/File Photo)

O banco central do Reino Unido parece pronto para dar seus primeiros passos, na próxima semana, em direção à venda de parte dos 875 bilhões de libras –cerca de 1,11 trilhão de dólares– em títulos do governo que acumulou entre 2009 e 2021, o que levaria os mercados a território desconhecido.

Investidores acreditam que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), ao buscar evitar que o recente salto na inflação se torne um problema de longo prazo, elevará sua principal taxa de juros para 1% em 5 de maio, nível em que disse que “considerará o início” da venda ativa de títulos.

A grande questão para os mercados é quando essas vendas começarão. As estimativas de analistas variam de junho deste ano a 2023.

O BoE disse, em fevereiro, que deixaria de reinvestir os recursos de gilts vencidos, uma repetição dos movimentos do banco central dos Estados Unidos em 2017 e 2018.

A redução na detenção de títulos tem o potencial de aumentar os custos de empréstimos em toda a economia, o que reduziria a inflação, mas também desaceleraria o crescimento, uma reversão da flexibilização quantitativa feita pela maioria dos bancos centrais do Ocidente desde a crise financeira de 2008.

Nenhum outro grande banco central iniciou um processo semelhante de vendas ativas.

Sanjay Raja, economista-chefe para o Reino Unido no Deutsche Bank, espera que as vendas de gilts comecem em agosto ou setembro e cheguem a cerca de 3,3 bilhões de libras por mês ao longo de 2022 e 2023.

O Bank of America espera que o BoE inicie as vendas de títulos em junho e venda, inicialmente, 5 bilhões de libras de títulos por mês e eleve esse número para 9 bilhões a partir de novembro.

A estrategista da NatWest Markets Imogen Bachra afirmou que o banco central pode preferir fazer um balanço do impacto de seus ajustes nas taxas de juros e da desaceleração do crescimento antes de anunciar, em novembro, um programa de cerca de 50 bilhões de libras em vendas de gilts para 2023.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar