Últimas Notícias Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Criptomoedas Empresas
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BBC World News lança documentário sobre os últimos 5 anos da crise brasileira

Diana Cheng - 11/01/2019 - 15:35
(Divulgação)

A BBC World News irá estrear neste sábado (12), às 0h30, seu mais novo documentário sobre os últimos cinco anos da crise brasileira. Intitulada “What Happened to Brazil…”, a série, idealizada por Kennedy Alencar, jornalista e comentarista da CBN, contará com três capítulos de 23 minutos.

Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado

O período registrado vai de junho de 2013, quando ocorreram as primeiras manifestações de rua no país, até a eleição e posse do presidente Jair Bolsonaro. Sendo assim, temas referentes às eleições de 2014, ao impeachment de Dilma Rousseff, à Operação Lava Jato, à prisão de Lula e mais tantas outras estão presentes no documentário.

Quatro ex-presidentes foram entrevistados: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma e Michel Temer. Também aparecem os depoimentos do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF na época do impeachment, e do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

“Nos últimos cinco anos, cobri como repórter e comentarista esses fatos que mudaram a história do Brasil”, explica Alencar. “Senti necessidade de fazer uma reflexão mais profunda sobre esse período, sem a correria do dia a dia”.

GRÁTIS: DEIXE SEU E-MAIL ABAIXO E RECEBA O MELHOR PRÉ-MARKET DO BRASIL

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

O idealizador do projeto afirma que a ascensão da extrema-direita no poder se deu por uma série de motivos. “Tem tudo a ver com as manifestações de 2013, com o impeachment de Dilma, com o impacto da Lava Jato sobre o prestígio dos políticos e partidos tradicionais e com a forma como a opinião pública reagiu à exposição inédita da corrupção endêmica entre o poder público e o empresariado”, revela.

O documentário foi produzido pela K.doc, empresa do próprio Alencar, e teve a participação da RedeTV!, que cedeu imagens de arquivos. A série apresenta a supervisão editorial da BBC.

“Para o público brasileiro, é um convite a refletir sobre os acontecimentos recentes da história do país, que radicalizaram a opinião pública e nos trouxeram até o momento atual”, diz Alencar. “Compreender o que aconteceu me parece fundamental para evitar o aprofundamento da crise e um retrocesso civilizatório”.

Além do canal a cabo, os episódios também poderão ser vistos no BBC-i-player.

Leia mais sobre: BBC, Brasil, Política
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você
Receba dicas EXCLUSIVAS de investimento em seu e-mail – Não é propaganda