BBC revela uso de Fake News em campanha de Dilma Rousseff em 2010
Uma reportagem exclusiva da BBC revelou detalhes do impacto da propagação das fake news sobre a política e serve de alerta para o acompanhamento das eleições de 2018. A prática teria sido usada na campanha à presidência vitoriosa de Dilma Rousseff à presidência da República em 2010.
De acordo com o texto, a Ahead Marketing, que afirma em seu site ter adapatado o “marketing de guerrilha” para a realidade política, oferece serviços como o de “invisible talkers” (comunicadores invisíveis), “grupo de agentes treinados que inserem mensagens em pontos estratégicos da cidade, por meio de diálogos entre eles mesmos ou com a população”.
A reportagem revela que não há na prestação de contas da campanha de 2010 de Dilma e do PT registros de pagamentos à Ahead. “Há um pagamento de R$ 234 mil, no entanto, da campanha do aliado e hoje governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a “G. Cecílio e Cia Ltda”, de Gabriel Cecílio Arantes”, destaca a notícia.
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional criou nesta segunda-feira (5) uma comissão para analisar oito projetos de lei que tratam das notícias falsas. A ideia é que o colegiado examine e se posicione sobre os projetos que tramitam no Congresso. A pena prevista pelo texto é de detenção de 2 a 8 meses.