BBB: o sucesso da televisão que se tornou uma vitrine digital
No dia 29 de janeiro de 2002, o Brasil conheceu o reality show que até hoje tem uma grande relevância no país. Afinal, não foi à toa que se tornou “a casa mais vigiada do Brasil”.
Ao longo dos anos, o Big Brother Brasil precisou se adaptar às tendências do mercado, mudanças de comportamento da sociedade e trazer inovações para seguir proporcionando entretenimento para sua audiência.
Nessas 2 décadas de existência, o BBB foi o responsável por garantir que pessoas estivessem em frente à televisão em um determinado horário, para acompanhar tudo o que estava acontecendo.
Hoje, essa premissa ainda existe, contudo, o BBB vai muito além de um sucesso da televisão, tendo ganhado espaço no streaming e, principalmente, no ambiente digital.
Prova disso é a atual edição, que diferentemente de 20 anos atrás, conta com participantes já famosos, um prêmio que não é só o dinheiro – Não é mais pelo prêmio de R$ 1,5 mi: os impactos na carreira de quem entra no BBB – e marcas utilizando desse espaço como uma vitrine para ganhar visibilidade.
Engajamento com o público da internet
As marcas têm com o BBB uma grande vitrine digital e meio de alcançar seu público pela televisão, pelo Pay Per View e redes sociais, e isso está sendo muito bem explorado.
Em sua estreia no dia 17, o BBB 22 alcançou 769 mil menções nas redes sociais e contabilizou 2,4 milhões de menções na semana anterior à estreia. Com isso, houve um aumento de 25% no total de engajamento com o público em relação à estreia da edição de 2021, de acordo com análise conduzida pela Comscore.
Com as marcas pagando altos preços pelas cotas para aparecer no reality, este é um dado muito positivo, que demonstra a eficácia desse investimento como uma estratégia para o crescimento das marcas.
Esta edição tem recorde de patrocinadores, que estão aproveitando dessa vitrine digital para se destacarem.
De acordo com Alejandro Fosk, Gerente Geral da Comscore na América Latina, o BBB tornou-se um outdoor para diversas marcas anunciarem seus produtos de maneira diferente, gerando grande identificação do público com os participantes, que fazem uso e ganham os produtos das marcas dentro do programa.
Estratégias das marcas
A primeira prova da edição foi de resistência, tendo a presença da loja Americanas.
Na prova, os participantes precisaram segurar quatro cubos, sendo dois pares de diferentes produtos que a Americanas disponibiliza aos consumidores.
Esta estratégia utilizada na prova reforça para quem assiste a variedade de produtos que pode ser encontrada na loja, o que é um dos diferenciais do varejo, que sempre ressalta que os consumidores podem encontrar de tudo na Americanas.
Outro exemplo foi a prova que concedia imunidade, com ação do PicPay.
A prova mostrava perrengues que as pessoas enfrentam com pagamentos e como lidar com a situação com PicPay e sem PicPay, reforçando os diferenciais da marca, como o QR Code.
Essas estratégias são de extrema importância para que as marcas usufruam da visibilidade do programa com resultados positivos.