BBB: O que fazer com o prêmio do ano que vem (que você vai ganhar)?
Mal terminou o BBB 23 e muitos já começam a pensar na próxima edição do Big Brother Brasil no ano que vem. Pensando nisso, o professor de finanças Renan Sujii separou algumas dicas sobre como investir o prêmio, ao redor de R$ 3 milhões.
Afinal, não faltam aspirantes qualificados para ser o próximo vencedor do BBB. Ainda mais quando se consideram as estatísticas.
Com a vitória de Amanda Meirelles neste ano, as mulheres desconhecidas do público – ou seja, pertencentes à “pipoca” – têm maiores chances de vencer o reality show. E quem não se lembra da Juliette, vencedora do BBB 21?
“Agora que você é famoso e milionário. O que fazer? I-N-V-E-S-T-I-R”, resume Sujii, em uma postagem no Instagram. “Até porque já imaginou ganhar a bolada, mas não poder usufruir?”, ressalta.
Ver essa foto no Instagram
O professor lembra que há muitos casos de vencedores do grande prêmio que não administraram muito bem o recurso e, hoje, vivem como meros mortais. Pensando nisso, ele dá algumas dicas. “Espero que com você seja diferente! Boa sorte”, diz na rede social.
Segundo ele, o primeiro passo é quitar as dívidas remanescentes da “época passada de pobreza”. Nesse caso, ele afirma que é melhor encerrar os empréstimos e financiamentos devido aos juros altos. Isso porque, via de regra, nenhum investimento rende mais que os juros pagos nas linhas de crédito.
Seja campeão não só no BBB
Daí sim o passo seguinte é investir. Porém, a orientação de não colocar “todos os ovos na mesma cesta” continua valendo, independentemente do valor. Ou seja, a dica é investir em uma carteira diversificada de investimentos.
“Seja para o prêmio do BBB, de loteria ou qualquer outro valor, cautela sempre cai bem”, alerta o acadêmico. “A sugestão é aplicar o recurso em uma aplicação de baixo risco e alta liquidez, enquanto se pensa com calma o que fazer com o recurso”, emenda.
Sujii explica que para investir sempre é necessário entender primeiro quais são os objetivos financeiros, a tolerância ao risco e a necessidade de liquidez. Nesse momento de reflexão, ele avalia que aplicar em Tesouro Selic é uma boa opção, por exemplo.
Depois, o resultado desse trabalho mental deve culminar em um portfólio de investimento equilibrado, alinhado com o perfil do investidor para buscar melhor rentabilidade, com foco nos objetivos futuros. “Uma boa dose de renda fixa nessa época de juros altos e diversificação devem estar presentes nessa receita”, avalia o professor.