BBB na Bolsa: Reality é oportunidade para varejistas e patrocinadoras de capital aberto
Americanas (AMER3), Riachuelo (GUAR3), Carrefour (CRFB3) e Braskem (BRKM5) estão apostando suas fichas na edição de 2023 do Big Brother Brasil.
As empresas foram confirmadas como patrocinadoras do programa, sendo que, entre elas, Americanas realizou o maior investimento como uma das três empresas na cota Big.
Em meio a queda nas vendas do varejo e período de Black Friday e Natal frustrante para as varejistas, o reality show da Globo é uma oportunidade de exposição midiática.
Varejo: Black Friday, Natal e a queda nas vendas
A Black Friday foi fraca para o varejo, que, ao dividir holofotes com a Copa do Mundo, não viu os resultados esperados no volume de vendas.
A exemplo disto, levantamento da Confi Neotrust, empresa de inteligência de dados com foco em varejo online, em parceria com a ClearSale, mapeou que, até a noite oficial da Black Friday (25 de novembro), as vendas caíam 34% nos dois principais dias, com o maior impacto negativo registrado no dia anterior, com a estreia da Seleção Brasileira na Copa no Mundo, contra a Sérvia.
Já o Natal gerou uma alta tímida nas vendas. Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o aumento nas vendas entre os dias 18 e 24 de dezembro foi de 0,4%.
Ainda, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (11), as vendas no varejo do Brasil caíram mais que o esperado em novembro após 3 meses de altas, leitura mais fraca para o mês desde 2015. Em novembro as vendas no varejo recuaram 0,6% sobre o mês anterior.
Varejistas na Bolsa
Ontem, terça-feira (10), as varejistas tiveram holofotes entre as altas do Ibovespa. Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) saltaram 7,77%, seguidos por Americanas (AMER3), com valorização de 7,49%, e Via (VIIA3), que subiu 6,58%.
Na avaliação de Apolo Duarte, CFP, sócio e head da mesa de renda variável da AVG Capital, os dados do IPCA de dezembro não foram suficientemente fortes para mudar as projeções e o momento que o mercado está vivendo.
Essas três empresas mostram recuperação desde o início de 2023, com Magazine Luiza e Via acumulando altas de 11,31% e 7,92% e Americanas em destaque, avançando mais de 23%.
Duarte diz que, para entender o movimento dos varejistas da terça, é preciso olhar para o desempenho das ações no passado recente.
“Quando a gente olha a performance dessas ações de novembro até a primeira quinzena de dezembro, todas tiveram quedas violentas. Essa queda foi ligada principalmente à percepção fiscal pior do Brasil, que levou ao aumento da curva de juros e derrubou as empresas de varejo da Bolsa”, lembra o especialista.
Duarte destaca ainda que o setor é impactado por grande volatividade e que o cenário ainda é bastante complicado.
O que o Big Brother Brasil oferece?
Em 100 dias de programa, as empresas patrocinadoras têm oportunidade de expor a marca em diversas ativações, seja nas provas, premiações, intervalos comerciais, entre outros.
Na edição de 2022, a pesquisa “De Olho no BBB”, da IMO Insights, apontou que os três meses de extensão do programa proporcionaram que as patrocinadoras não só se apresentassem para o público, mas também consolidassem a marca e reforçassem suas principais mensagens e benefícios.
João Gabriel Batista, publicitário, com pós-graduação em Marketing e Vendas na Escola de Negócios Saint Paul e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, explicou em entrevista ao Money Times na época o que levou as marcas a se destacarem e outras a terem dificuldades de aproveitar o investimento realizado.
As marcas que conseguem engajar o consumidor de uma forma rápida e, consequentemente, reverter em vendas, tem maior potencial com o programa, apontou.
Em janeiro de 2022, no primeiro mês da edição do ano passado, segundo estudo da Tunad, todas as marcas envolvidas no reality tiveram campanhas que geraram aumento de busca, com 282 mil menções nas redes sociais.
Já um estudo da IMO Insights aponta que o BBB chegou a bater 34, 1 pontos de audiência no episódio mais assistido da edição, o que, segundo os parâmetros do Painel Nacional de Televisão equivale a mais de 24 milhões de telespectadores em um único episódio, destacando a visibilidade que o programa gera.
Americanas volta para o BBB em 2023
No caso da Americanas, a aposta na maior cota do programa não é uma novidade, visto que no ano passado também teve este destaque no programa, o qual patrocina desde 2020.
Segundo a Meio & Mensagem, publicação dedicada ao marketing e comunicação, a gigante do varejo Americanas (AMER3) investiu R$ 105,1 milhões para ser um dos três anunciantes fixos do programa.
Nas últimas edições do Big Brother Brasil, a varejista foi uma das cotistas que mais expôs a sua marca, sendo responsável também por abastecer a dispensa do reality show. Os participantes faziam as compras de mercado no aplicativo da Americanas.
Patrocinadores do Big Brother Brasil
Confira a lista com os nomes que já foram divulgados como patrocinadores da Globo para o Big Brother Brasil, conforme as cotas.
- Cota Big: Americanas, Seara e Stone;
- Cota Camarote: Amstel, Downy, Pantene e TikTok;
- Cota Brother: Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, PagueMenos e QuintoAndar.
As demais empresas estarão associadas ao BBB em ativações ao longo do programa, como nos almoços, provas, mercado, sessões de cinema, entre outros.
Nestes casos, a Globo confirmou a presença das seguintes empresas: Ajinomoto, Braskem, Carrefour, Chevrolet, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Richauelo, Doriana, Dove, Estácio, Nestlé, Óticas Carol, Piraquê, Rexona, Samsung, Spotify e Zé Delivery.
A vigésima terceira edição do Big Brother Brasil inicia na próxima segunda-feira (16) e deve gerar para a Globo mais de R$ 800 milhões em patrocínios, segundo informações publicadas pelo Portal IG.
* Com Diana Cheng e Reuters