Empresas

BBB 23 rendeu para Globo audiência amarga, mas recordes comerciais (mesmo com saída da Americanas)

26 abr 2023, 13:12 - atualizado em 26 abr 2023, 13:12
Mercado Livre BBB
BBB 23 gerou resultados mistos para a Globo, em termos de audiência e publicidade (Imagem: Divulgação)

A final da 23º edição do Big Brother Brasil aconteceu na terça-feira (25), consagrando Amanda Meirelles como a campeã que angariou o maior prêmio do programa — R$ 2,8 milhões.

A edição amargou audiência para a Globo, que teve a final com menor quantidade de votos. Para fins de comparação, a primeira colocada teve menos votos do que o terceiro colocado da edição de 2022.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

No entanto, o BBB 23 bateu recordes comerciais, tendo sido a edição com maior número de patrocinadores até o momento, sem impactos da saída de Americanas (AMER3), após o rombo bilionário vir à tona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Audiência x recorde comerciais

Segundo a emissora, considerando os dados até 23 de abril, a média do BBB 23 foi de 19 pontos de audiência para a Globo.

No entanto, ao InvestNews, a Globo afirmou que, conforme análise do comportamento do público e a percepção dos consumidores em relação às ações de conteúdo das marcas no programa, as explosões de interações chegaram a fazer com que as conversas crescessem mais de 4.200% nas redes sociais até três dias depois de uma ação das marcas patrocinadoras.

Apesar da baixa audiência na TV, o assunto BBB 23 e os participantes ficaram frequentemente em alta nas redes sociais, especialmente no Twitter, embora nem sempre de maneira positiva, visto que a edição foi apontada como uma das piores dos últimos anos.

Patrocinadores da Globo para o BBB 23

Veja a lista com os nomes que já foram divulgados como patrocinadores da Globo para o Big Brother Brasil, conforme as cotas.

  • Cota Big: Mercado Livre, Seara e Stone;
  • Cota Camarote: Amstel, Downy, Pantene e TikTok;
  • Cota Brother: Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, PagueMenos e QuintoAndar.

As demais empresas estarão associadas ao BBB em ativações ao longo do programa, como nos almoços, provas, mercado, sessões de cinema, entre outros.

Nestes casos, a Globo confirmou a presença das seguintes empresas: Ajinomoto, Braskem, Carrefour, Chevrolet, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Richauelo Doriana, Dove, Estácio, Nestlé, Óticas Carol, Piraquê, Rexona, Samsung, Spotify e Zé Delivery.

Saída da Americanas

Após a Americanas anunciar a saída como patrocinadora da 23ª edição do Big Brother Brasil, o Mercado Livre assumiu o lugar da companhia, com uma cota de R$ 100 milhões.

“Neste momento, a companhia está focada na gestão do negócio e no propósito de oferecer a melhor experiência a seus clientes, parceiros e fornecedores”, disse a Americanas em comunicado.

A Americanas era uma das principais anunciantes do BBB 23. Segundo a Meio & Mensagem, a gigante do varejo investiu R$ 105,1 milhões para ser um dos três anunciantes fixos do programa.

Nas últimas edições do Big Brother Brasil, a varejista foi uma das cotistas que mais expôs a sua marca, sendo responsável também por abastecer a dispensa do reality show.