BBB 23 rendeu para Globo audiência amarga, mas recordes comerciais (mesmo com saída da Americanas)
A final da 23º edição do Big Brother Brasil aconteceu na terça-feira (25), consagrando Amanda Meirelles como a campeã que angariou o maior prêmio do programa — R$ 2,8 milhões.
A edição amargou audiência para a Globo, que teve a final com menor quantidade de votos. Para fins de comparação, a primeira colocada teve menos votos do que o terceiro colocado da edição de 2022.
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No entanto, o BBB 23 bateu recordes comerciais, tendo sido a edição com maior número de patrocinadores até o momento, sem impactos da saída de Americanas (AMER3), após o rombo bilionário vir à tona.
Audiência x recorde comerciais
Segundo a emissora, considerando os dados até 23 de abril, a média do BBB 23 foi de 19 pontos de audiência para a Globo.
No entanto, ao InvestNews, a Globo afirmou que, conforme análise do comportamento do público e a percepção dos consumidores em relação às ações de conteúdo das marcas no programa, as explosões de interações chegaram a fazer com que as conversas crescessem mais de 4.200% nas redes sociais até três dias depois de uma ação das marcas patrocinadoras.
Apesar da baixa audiência na TV, o assunto BBB 23 e os participantes ficaram frequentemente em alta nas redes sociais, especialmente no Twitter, embora nem sempre de maneira positiva, visto que a edição foi apontada como uma das piores dos últimos anos.
graças a Deus acabou o BBB
nossa não aguentava mais ter q fugir dessa bomba pic.twitter.com/ZvW5UAww5E— you cannot spell awesoME without ME (@mikaela_paula8) April 26, 2023
O recorde de pior audiência da história de uma final do BBB era 25 pontos, o q aconteceu no BBB 14.
Esse bateu inacreditáveis 19 pontos.
Considerando o quanto o programa cobrou dos anunciantes, a Globo vai ter que rebolar muito nesse relacionamento com as marcas.
— Felipe Neto ? (@felipeneto) April 26, 2023
Patrocinadores da Globo para o BBB 23
Veja a lista com os nomes que já foram divulgados como patrocinadores da Globo para o Big Brother Brasil, conforme as cotas.
- Cota Big: Mercado Livre, Seara e Stone;
- Cota Camarote: Amstel, Downy, Pantene e TikTok;
- Cota Brother: Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, PagueMenos e QuintoAndar.
As demais empresas estarão associadas ao BBB em ativações ao longo do programa, como nos almoços, provas, mercado, sessões de cinema, entre outros.
Nestes casos, a Globo confirmou a presença das seguintes empresas: Ajinomoto, Braskem, Carrefour, Chevrolet, Chilli Beans, Claro, Coca-Cola, Richauelo Doriana, Dove, Estácio, Nestlé, Óticas Carol, Piraquê, Rexona, Samsung, Spotify e Zé Delivery.
Saída da Americanas
Após a Americanas anunciar a saída como patrocinadora da 23ª edição do Big Brother Brasil, o Mercado Livre assumiu o lugar da companhia, com uma cota de R$ 100 milhões.
“Neste momento, a companhia está focada na gestão do negócio e no propósito de oferecer a melhor experiência a seus clientes, parceiros e fornecedores”, disse a Americanas em comunicado.
A Americanas era uma das principais anunciantes do BBB 23. Segundo a Meio & Mensagem, a gigante do varejo investiu R$ 105,1 milhões para ser um dos três anunciantes fixos do programa.
Nas últimas edições do Big Brother Brasil, a varejista foi uma das cotistas que mais expôs a sua marca, sendo responsável também por abastecer a dispensa do reality show.