BBB 23: Reajustes não tornam o prêmio deste ano o maior da história; veja valores
A 23ª edição do Big Brother Brasil está na reta final, e o cálculo do prêmio passou por mudanças para a edição deste ano. Ainda assim, o montante não deve ser o maior na história do programa.
Após a eliminação da participante Sarah Aline, o prêmio deste ano — que é evolutivo — chegou ao montante de R$ 2,51 milhões. O valor só é o maior da história do reality show em termos nominais.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Se corrigido pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), o prêmio de R$ 1,5 milhão pago pela primeira vez em 2010 equivale a um poder de compra atual de R$ 4,237 milhões.
A edição de 2010 havia sido a última a passar por aumento do prêmio, anteriormente de R$ 1 milhão, para R$ 1,5 milhão que permaneceu até 2022.
Prêmio evolutivo do BBB 23
Antes do início do BBB 23, o apresentador Tadeu Schmidt já havia adiantado que, nesta edição, o prêmio seria o maior da história, embora ainda não pudesse dizer o valor — nem mesmo se quisesse — porque só seria possível saber depois
Na prática, a novidade funciona da seguinte forma: o prêmio partiu do já conhecido R$ 1,5 milhão. Porém, toda semana a Stone adiciona um bônus ao valor final, além de R$ 20 a R$ 30 mil a cada palpite acertado dos participantes sobre quem será eliminado na semana.
Após o paredão ser formado, o apresentador seleciona três participantes para palpitarem sobre quem será o eliminado e, conforme o número de acertos, maior o acréscimo ao prêmio.
Dinheiro não vem só da premiação
Apesar de o prêmio do BBB não ter passado por reajustes 12 anos, há outros atrativos para os participantes do programa.
Há ainda a exposição proporcionada pelo programa, que leva participantes a chamarem atenção das marcas.
Em entrevista à Forbes, o participante do BBB 21, Gil do Vigor, afirmou que seu faturamento com publicidade chegou a R$ 15 milhões poucos meses após ter saído da casa.