BBB 22: Veja como não sofrer tanto quanto Jessi, e o que aprender em momentos de xepa
O BBB 22 continua a todo vapor, ainda mais com o paredão desta terça-feira (8), entre Arthur Aguiar, Jade Picon e Jessilane, conhecida como Jessi.
A terceira emparedada está a sete semanas consecutivas na xepa (a parte do BBB que recebe menos dinheiro para realizar compras) e foi apelidada de “miss xepa”.
Assim como Jessi, a situação do brasileiro não está nada boa.
De acordo com dados do IBGE, cerca de 12 milhões de pessoas estão desempregadas, o que representa 11,1% da população.
Segundo projeções feitas pela Consultoria IDados, que usa os dados do IBGE, apenas 500 mil pessoas sairão do desemprego esse ano. Outro ponto é que a disparada da inflação tende a corroer a renda das famílias.
No ano passado, a inflação fechou na casa dos dois dígitos, com alta de 10,6%.
Já para 2022, a expectativa do Banco Central é de uma inflação de 5,65%.
Ou seja, as pessoas que já não estão em boas condições e correm riscos sociais, tendem a enfrentar uma inflação galopante, mas como não sofrer tanto quanto a miss xepa dessa edição?
Para Thaine Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online, o brasileiro médio tem a possibilidade de se organizar assim como alguns participantes do reality fazem.
Por isso, ela separou quatro dicas para gastar pouco na hora de ir ao mercado. Confira:
1 – Faça uma lista
A especialista recomenda fazer uma lista antes de ir ao mercado, assim o consumidor saberá o que ele de fato precisa comprar, sem repetir itens que já estão em casa.
“Se atenha ao que é realmente necessário e separe os produtos por categorias, como alimentos e produtos de limpeza e higiene. Além de facilitar a busca no mercado, ajuda a manter o foco para evitar a compra de itens supérfluos”, sugere Thaíne.
2 – Substitua alimentos
Os participantes do BBB 22 também sentem a alta do preço dos alimentos e, a cada semana de compras, precisam priorizar os itens que estão mais em conta.
Na vida real não é diferente, e muitos produtos deixaram o carrinho de compras do brasileiro mais caro, como a carne bovina. Nesse caso, Clemente afirma que a troca do alimento por frango ou ovo é uma boa opção.
3- Aproveite as promoções
No BBB 22, muitos participantes planejam comprar alguns mantimentos, todavia, quando chegam no mercado, veem que outros produtos mais baratos e mudam de ideia.
De acordo com a Simplic, você também deve fazer isso no seu dia-dia.
“Outra dica sobre promoções é que se a maioria dos produtos com custo baixo é de um único lugar, faça as compras neste estabelecimento, assim você economiza com transporte também”, orienta a executiva.
4- Escolha produtos que todos gostam
No programa, os participantes optam por alimentos que a maioria gosta.
Em família, também devemos conhecer as preferências de cada um, dentro das opções existentes, e optar por itens que agradem a mais pessoas e tenham melhor custo.
“Às vezes, comprar algo só porque uma única pessoa gosta não é vantajoso e faz com que tenhamos que comprar um número maior de mercadorias, implicando em maior gasto”, afirma.
5 – Compre em feiras e atacados
Infelizmente, no BBB 22, os participantes não podem comprar os produtos fora do mercado online da Americanas (AMER3), mas o consumidor brasileiro possui uma vasta disponibilidade de locais.
Segundo Clemente, feiras e atacados tendem a ter preços mais baixos.
“Esses são alguns cuidados simples na hora de ir às compras e que fazem diferença no valor total gasto”, conclui.