Consumo

BBB 22: Veja como não sofrer tanto quanto Jessi, e o que aprender em momentos de xepa

08 mar 2022, 15:49 - atualizado em 08 mar 2022, 15:49
BBB 22 Jessie
BBB 22: Veja como não sofrer tanto quanto a emparedada desta noite (Imagem: BBB 22/Youtube)

O BBB 22 continua a todo vapor, ainda mais com o paredão desta terça-feira (8), entre Arthur Aguiar, Jade Picon e Jessilane, conhecida como Jessi.

A terceira emparedada está a sete semanas consecutivas na xepa (a parte do BBB que recebe menos dinheiro para realizar compras) e foi apelidada de “miss xepa”.

Assim como Jessi, a situação do brasileiro não está nada boa.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 12 milhões de pessoas estão desempregadas, o que representa 11,1% da população.

Segundo projeções feitas pela Consultoria IDados, que usa os dados do IBGE, apenas 500 mil pessoas sairão do desemprego esse ano. Outro ponto é que a disparada da inflação tende a corroer a renda das famílias.

No ano passado, a inflação fechou na casa dos dois dígitos, com alta de 10,6%.

Já para 2022, a expectativa do Banco Central é de uma inflação de 5,65%.

Alta dos preços impacta as famílias, saiba como economizar (Imagem: Pixabay/volzi)

Ou seja, as pessoas que já não estão em boas condições e correm riscos sociais, tendem a enfrentar uma inflação galopante, mas como não sofrer tanto quanto a miss xepa dessa edição?

Para Thaine Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online, o brasileiro médio tem a possibilidade de se organizar assim como alguns participantes do reality fazem.

Por isso, ela separou quatro dicas para gastar pouco na hora de ir ao mercado. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Faça uma lista

A especialista recomenda fazer uma lista antes de ir ao mercado, assim o consumidor saberá o que ele de fato precisa comprar, sem repetir itens que já estão em casa.

“Se atenha ao que é realmente necessário e separe os produtos por categorias, como alimentos e produtos de limpeza e higiene. Além de facilitar a busca no mercado, ajuda a manter o foco para evitar a compra de itens supérfluos”, sugere Thaíne.

2 – Substitua alimentos

Os participantes do BBB 22 também sentem a alta do preço dos alimentos e, a cada semana de compras, precisam priorizar os itens que estão mais em conta.

Na vida real não é diferente, e muitos produtos deixaram o carrinho de compras do brasileiro mais caro, como a carne bovina. Nesse caso, Clemente afirma que a troca do alimento por frango ou ovo é uma boa opção.

3- Aproveite as promoções

No BBB 22, muitos participantes planejam comprar alguns mantimentos, todavia, quando chegam no mercado, veem que outros produtos mais baratos e mudam de ideia.

De acordo com a Simplic, você também deve fazer isso no seu dia-dia.

“Outra dica sobre promoções é que se a maioria dos produtos com custo baixo é de um único lugar, faça as compras neste estabelecimento, assim você economiza com transporte também”, orienta a executiva.

4- Escolha produtos que todos gostam

No programa, os participantes optam por alimentos que a maioria gosta.

Em família, também devemos conhecer as preferências de cada um, dentro das opções existentes, e optar por itens que agradem a mais pessoas e tenham melhor custo.

“Às vezes, comprar algo só porque uma única pessoa gosta não é vantajoso e faz com que tenhamos que comprar um número maior de mercadorias, implicando em maior gasto”, afirma.

5 – Compre em feiras e atacados

Infelizmente, no BBB 22, os participantes não podem comprar os produtos fora do mercado online da Americanas (AMER3), mas o consumidor brasileiro possui uma vasta disponibilidade de locais.

Segundo Clemente, feiras e atacados tendem a ter preços mais baixos.

“Esses são alguns cuidados simples na hora de ir às compras e que fazem diferença no valor total gasto”, conclui.

Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.