BusinessTimes

BBB 22, A Fazenda, No Limite: Os reality shows estão fazendo hora extra na TV?

29 abr 2022, 12:47 - atualizado em 29 abr 2022, 12:47
BBB 22
Com o encerramento de mais uma edição do BBB, que não atendeu às expectativas no público, é hora dos reality shows se reinventarem? (Imagem: Divulgação Globo)

O BBB 22 teve a sua final na última terça-feira (26), com Arthur Aguiar como campeão, encerrando uma edição que não foi tão aceita após a repercussão positiva das edições de 2020 e 2021.

No Twitter, ao longo dos três meses de programa, o público se manifestou com comparações e comentários sobre a edição não estar entregando o que era esperado.

Apesar disso, a audiência do programa chegou a bater 34,1 pontos de audiência no episódio mais assistido da edição.

É preciso se reiventar?

Para João Gabriel Batista, não. Em entrevista ao Money Times, o publicitário, com pós-graduação em Marketing e Vendas na Escola de Negócios Saint Paul e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, apontou que o BBB é um programa muito forte para a Globo, com custo relativamente baixo, por ser dentro dos estúdios da emissora, e gera grande lucratividade, com os patrocínios.

“Foi uma edição fraca. As pessoas esperavam mais pelo fato do BBB estar vindo de edições uma mais forte que a outra, mas ainda assim é um programa forte”, explica.

Sobre demais programas, como a Fazenda, Batista destaca que o formato do reality show atrai o público, que quer acompanhar os participantes. Porém, chama atenção para o fato de que os programas precisam se atentar às cobranças sociais e conciliar isso com um elenco que gere entretenimento.

O doutor e mestre em comunicação e professor no Mackenzie, José Maurício Conrado, comenta que mesmo com a repercussão do BBB 22 entre o público não ter sido tão positiva quanto nas edições de 2020 e 2021, o formato do reality show segue sendo eficiente.

“É uma tendência do universo do entretenimento”, afirma.

Vale ressaltar que, apesar de o formato do reality seguir o mesmo padrão desde sua estreia, em 2020 o BBB proporcionou mudanças dando início à seleção do elenco “pipoca” e “camarote”.

Receba as principais notícias de Marketing

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar