BBB 22, A Fazenda, No Limite: Os reality shows estão fazendo hora extra na TV?
O BBB 22 teve a sua final na última terça-feira (26), com Arthur Aguiar como campeão, encerrando uma edição que não foi tão aceita após a repercussão positiva das edições de 2020 e 2021.
No Twitter, ao longo dos três meses de programa, o público se manifestou com comparações e comentários sobre a edição não estar entregando o que era esperado.
o povo fazendo roda de oração, não foi pra isso que eu assinei globoplay
BONINHO FAÇA ALGUMA COISA #BBB22 pic.twitter.com/XLRiXT84Wn— mirele? (@albastew) January 24, 2022
BONINHO FAÇA ALGUMA COISA, ESSE JOGO MORTO #BBB22 pic.twitter.com/6Y2oDb0HHY
— Allie (@chleebtc) January 25, 2022
Apesar disso, a audiência do programa chegou a bater 34,1 pontos de audiência no episódio mais assistido da edição.
É preciso se reiventar?
Para João Gabriel Batista, não. Em entrevista ao Money Times, o publicitário, com pós-graduação em Marketing e Vendas na Escola de Negócios Saint Paul e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, apontou que o BBB é um programa muito forte para a Globo, com custo relativamente baixo, por ser dentro dos estúdios da emissora, e gera grande lucratividade, com os patrocínios.
“Foi uma edição fraca. As pessoas esperavam mais pelo fato do BBB estar vindo de edições uma mais forte que a outra, mas ainda assim é um programa forte”, explica.
Sobre demais programas, como a Fazenda, Batista destaca que o formato do reality show atrai o público, que quer acompanhar os participantes. Porém, chama atenção para o fato de que os programas precisam se atentar às cobranças sociais e conciliar isso com um elenco que gere entretenimento.
O doutor e mestre em comunicação e professor no Mackenzie, José Maurício Conrado, comenta que mesmo com a repercussão do BBB 22 entre o público não ter sido tão positiva quanto nas edições de 2020 e 2021, o formato do reality show segue sendo eficiente.
“É uma tendência do universo do entretenimento”, afirma.
Vale ressaltar que, apesar de o formato do reality seguir o mesmo padrão desde sua estreia, em 2020 o BBB proporcionou mudanças dando início à seleção do elenco “pipoca” e “camarote”.
Receba as principais notícias de Marketing
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.