Comprar ou vender?

BB Seguridade é uma ação defensiva, boa de dividendos e tem potencial de subir 88%, diz Safra

26 ago 2021, 18:11 - atualizado em 26 ago 2021, 22:45
BB Seguros Seguridade stock car BBSE3
O Safra tem recomendação de compra para os papéis da seguradora, com preço-alvo de R$ 38, potencial de alta de 88% (Imagem: Instagram/ BB Seguros)

Pode parecer poético, mas foi dessa forma que o Banco Safra definiu o encontro que manteve com o gerente de Relações com os Investidores da BB Seguridade (BBSE3), Felipe Peres: depois da tempestade perfeita, aí vem o sol.

Sim, o braço de seguros do Banco do Brasil (BBAS3) não teve um semestre fácil. Vários foram os percalços, como inflação alta e recorde de mortes provocadas pela Covid-19. E claro que toda essa conjuntura desfavorável rebateu nas ações: o papel acumula queda de 31,4% no ano. 

Porém, para os analistas Luis F. Azevedo e Silvio Dória o cenário não irá se repetir no segundo semestre.

“A atividade comercial da BB Seguridade vai muito bem, indicando que a empresa se mantém bem posicionada para entregar uma boa receita e taxa de crescimento de ganhos para os próximos anos”, argumentam.

Além disso, na visão da dupla, a redução nas mortes de Covid-19 representará um ponto de inflexão para o índice de sinistralidade da BB Seg daqui para frente.

O Safra tem recomendação de compra para os papéis da seguradora, com preço-alvo de R$ 38, potencial de alta de 88%.

Depois da tempestade…

Pelos cálculos dos analistas, se o índice IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado) ficar estável em 2022 e a sinistralidade do negócio de seguros diminuir para níveis normalizados, o resultado da BB Seguridade será muito forte em 2022.

A alta da Selic (taxa básica de juros) também dará uma forcinha extra para os números da companhia, acrescentam. 

“Acreditamos que os resultados da BB Seguridade em 2022 devem ser ainda melhores do que em 2019 (quando atingiu R $ 4,3 bilhões), já que a empresa está operando com receita líquida mais forte e provavelmente com melhor resultado financeiro”, completam.

Alta da sinistralidade ainda é desafio

Mesmo com a queda da sinistralidade em relação às mortes pela Covid, outro ponto preocupa: a seca.

“A sinistralidade do segmento rural pode ser pressionada pelas fortes secas e geadas observadas nas regiões Sul e Sudeste”, dizem. 

Apesar disso, eles lembram que o BB possui contratos de resseguro para limitar a perda potencial do segmento rural, o que pode amenizar o desempenho negativo dessa linha.

“Se excluirmos esses eventos temporários (principalmente de perdas relacionadas à Covid), a BB Seguridade poderia estar em execução com sinistralidade em torno de 30% em produtos de vida, bem abaixo dos 45,9% apresentados no segundo trimestre”, completam.

Bons presságios

De acordo com os especialistas,  apesar de um fraco desempenho, a reunião com a BB Seguridade confirmou o pensamento de que a fraqueza no resultado é temporário, com números mais normalizados nos próximos meses.

Azevedo e Dória calculam em 8,6x o preço sobre lucro (P/L) da BB Seguridade, abaixo dos seus concorrentes Caixa Seguridade (P/L de 9,1x) e Porto Seguro (P/L de 11,9x). Lembrando que quanto mais alto o número, mais cara a ação. 

“Ainda vemos a BB Seguridade como um investimento defensivo interessante, apoiado por uma boa distribuição de dividendos (esperamos rendimento de dividendos de 9,6% para 2022)”, acrescentam.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.