AgroTimes

BB indica frigorífico com potencial para disparar 91,7%; confira o que vai bem no setor de agronegócio em maio

16 maio 2024, 11:56 - atualizado em 16 maio 2024, 11:56
Alimentos, Agronegócio, Bebidas, BB Investimentos, Agro Times
Analista do BB Investimentos indica tendências do setor do agronegócio para o mês de maio (Imagem: Getty Images/Canva)

Durante o mês de abril, o desempenho positivo do setor do agronegócio até agora é um reflexo da dinâmica mais favorável para carne de frango — o que destacou as ações da BRF (BRFS3) e JBS (JSBS3).

Em relatório publicado e assinado por Georgia Jorge, o BB Investimentos avaliou os principais papéis e segmentos do setor.

  • Ação do agronegócio “sofre ceticismo exagerado do mercado”: este analista acredita que ela pode pagar ótimos dividendos e é a melhor empresa de seu setor; veja qual é

Com performance inferior à do Ibovespa, a SLC Agrícola (SLCE3) está sendo pressionada pelos preços das commodities, enquanto a Ourofino (OFSA3) tem enfrentando um cenário pouco propício.

Além disso, o grande destaque do setor ainda é a Minerva (BEEF3), com potencial de alta de 91,7%, considerando um preço-alvo de R$ 12.

Confira a comparação do desempenho das ações entre abril e maio:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agronegócio: O que esperar para o mês?

  • Grãos

Em abril, enquanto as exportações de soja registraram aumento na comparação anual, os embarques de milho registraram retração.

Segundo o levantamento de safra mais recente da Conab, as estimativas de grãos para a safra atual foram elevadas — isso mesmo já considerando os primeiros impactos negativos decorrentes da catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul.

Os dados preliminares do mês de maio mostram avanço de 10% no volume médio diário na comparação anual e queda de 17,4% ano a ano nos preços médios.

  • Carne bovina

Segundo o relatório, as exportações de carne bovina continuaram a tendência de alta significativa na comparação anual, enquanto os preços médios seguiram estáveis em relação aos meses anteriores.

No caso do preço da arroba do boi, medido pelo Indicador CEPEA, a analista enxerga uma continuidade na retração, ficando em linha com a maior oferta de gado e encerrando o mês de abril em R$ 229/arroba.

Até a segunda semana de maio, os dados preliminares apontavam uma continuidade na tendência, com crescimento de 41% no volume médio diário na comparação anual e queda de 12% anos a ano nos preços médios.

  • Carne de frango e suína

Os embarques de carnes de frango e suína avançaram na comparação anual, com a permanência da China entre os principais destinos das exportações de ambas as proteínas. O preço médio da carne de frango registraram alta, enquanto a carne suína desacelerou no mesmo período.

  • Bebidas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial e Índice de Confiança do Consumidor registraram avanço, assim como a renda real média. Já a produção de bebidas desacelerou em março, tanto nos produtos alcoólicos (-4%), quanto não alcoólicos (-8%).

Na comparação anual, as categorias registraram alta, sendo 4% em alcoólicos e 9,5% em não alcoólicos, de acordo com os dados do IBGE.

Comprar ou vender? Confira as recomendações:

Companhia Ticker Preço-Alvo Potencial Recomendação
Ambev ABEV3 16,00 31,40% Compra
Minerva BEEF3 12,00 91,70% Compra
BRF BRFS3 16,00 -13,40% Neutra
JBS JBSS3 32,00 27,20% Compra
M. Dias Branco MDIA3 48,00 37,10% Compra
Marfrig MRFG3 12,00 17,10% Neutra
Ouro Fino OFSA3 25,00 16,80% Neutra
SLC Agrícola SLCE3 25,00 36,40% Compra

As informações foram apuradas até o dia 13 de maio por Bloomberg e BB Investimentos.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.