AgroTimes

BB indica empresa com potencial para disparar 68,8%; confira o que vai bem no setor de agronegócio em agosto

15 ago 2024, 13:37 - atualizado em 15 ago 2024, 13:37
Alimentos, Agronegócio, Bebidas, BB Investimentos, Agro Times
Analista do BB Investimentos indica tendências do setor do agronegócio para o mês de agosto (Imagem: ภาพของtridsanu Thophet/Canva)

Durante o mês de julho, o desempenho positivo do setor do agronegócio até agora é um reflexo da repercussão da doença de Newcastle em frangos — o que impactou as ações da BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3).

Em relatório publicado e assinado por Georgia Jorge, o BB Investimentos avaliou os principais papéis e segmentos do setor.

  • É hora de investir nesta “gigante” do agro, diz analista. Companhia está descontada e faz parte da carteira de “top picks” da analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research. Clique aqui e confira o nome da ação.

Na comparação anual, além de uma alta expressiva nas exportações de carne de frango e suína no mês de julho, uma recuperação do preço da carne de frango no mercado interno, em 23% ano a ano, também foi vista pela analista.

O grande destaque do setor é a M. Dias Branco (MDIA3), com potencial de alta de 68,8%, considerando um preço-alvo de R$ 48.

Confira a comparação do desempenho das ações entre julho e agosto:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agronegócio: O que esperar para o mês?

  • Grãos

Em julho, preços médios de exportação da soja e do milho seguiram em queda na comparação anual.

Segundo o levantamento de safra mais recente da Conab, as estimativas do milho para a safra atual foram elevadas — isso, diante das boas precipitações observadas.

Os dados preliminares do mês de agosto para o milho, mostram queda de 32% no volume médio diário, na comparação anual, e 12% ano a ano nos preços médios.

Já os dados preliminares para a soja, estimam uma queda de 6,6% no volume médio diário anualmente e queda de 12,5% ano a ano nos preços médios.

  • Carne bovina

Segundo o relatório, as exportações de carne bovina bateram recorde de volume, com alta de 49% na comparação anual, enquanto os preços médios recuaram 7% em relação aos meses anteriores.

No caso do preço da arroba do boi, medido pelo Indicador CEPEA, a analista aponta a leve alta na comparação mensal, na qual encerrou o mês de julho em R$ 232,5/arroba.

Até a segunda semana de agosto, os dados preliminares apontavam uma continuidade na tendência, com crescimento de 27% no volume médio diário na comparação anual e queda de 2% anos a ano nos preços médios.

  • Carne de frango e suína

Os embarques de carnes de frango e suína avançaram expressivamente na comparação anual. Os três principais destinos: China, Japão e Emirados Árabes Unidos, juntos, representaram 34% do volume total embarcado.

Além disso, a recuperação do preço da carne de frango no mercado interno registrou alta de 23% ano a ano, como reflexo do maior equilíbrio entre oferta e demanda domésticos.

  • Bebidas

O Índice de Confiança do Empresário Industrial e Índice de Confiança do Consumidor registraram recuperação pelo segundo mês consecutivo. A Renda média real segue em alta.

Na comparação anual, a produção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas aceleram. No entanto, comparado ao mês de junho, houve desaceleração.

Comprar ou vender? Confira as recomendações:

Companhia Ticker Preço-Alvo Potencial Recomendação
Ambev ABEV3 16,00 31,40% Compra
Minerva BEEF3 12,00 91,70% Compra
BRF BRFS3 16,00 -13,40% Neutra
JBS JBSS3 32,00 27,20% Compra
M. Dias Branco MDIA3 48,00 68,80% Compra
Marfrig MRFG3 12,00 -3,70% Neutra
Ouro Fino OFSA3 25,00 12,90% Neutra
SLC Agrícola SLCE3 26,00 43,30% Compra

As informações foram apuradas até o dia 12 de agosto por Bloomberg e BB Investimentos.