BB faz parceria com agtech FieldPRO para oferecer serviço a clientes
O Banco do Brasil (BBAS3) firmou parceria com a startup FieldPRO, de inteligência climática e ciência de dados, para oferecer a ferramenta a seus clientes produtores rurais.
A solução, já disponível na plataforma Broto, do banco, passará a ser ofertada também, com desconto, nas agências do BB e nos demais canais digitais, conforme antecipou o banco ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
A ferramenta da FieldPRO consiste de uma plataforma de gestão dos dados e uma estação portátil com 14 sensores, que é instalada na propriedade pelo próprio produtor para coletar dados do clima, da lavoura e do solo.
O dispositivo pode cobrir uma área de até mil hectares e utiliza tecnologia 100% brasileira, segundo o comunicado do BB.
A plataforma de gestão da startup é acessada pelo produtor por um aplicativo de celular e no computador. Com dela, o agricultor é notificado quando as condições ambientais estão favoráveis para os manejos de semeadura, pulverização e colheita.
O painel informa também a previsão meteorológica específica do local em que a estação está instalada, o registro histórico de chuva e temperatura da região nos últimos cinco anos em comparação à situação atual, emite alertas automáticos de riscos e dá suporte a engenheiros agrônomos parceiros do Banco do Brasil.
Com o uso da solução, estima-se um incremento médio de produtividade da ordem de 30% e de 25% em eficácia no crescimento das plantas, segundo a empresa.
Também há redução de 20% da taxa de replantio e de 30% no número de irrigações, bem como economia de água de cerca de 27%, informou o banco.
“Com tecnologia de ponta e inteligência de dados, nossos produtores contarão com informações precisas e tempestivas para produzir mais e melhor”, disse no comunicado o presidente do BB, Fausto Ribeiro. “A parceria com a FieldPRO demonstra que o Banco do Brasil oferece mais que crédito e seguros e apoia o produtor rural para melhorar ainda mais a gestão e a produtividade”, destacou o banco.
O CEO da startup, Ricardo Sodré, destacou o fato de a tecnologia ser acessível aos agricultores. “Este foi um grande cuidado que tivemos. Testamos o produto por três anos, considerando diferentes áreas agrícolas do Brasil e também de outros países, para trazer ao mercado um entendimento do clima nunca visto antes.”