BusinessTimes

BB (BBAS3) deixará de ser uma ‘vaca leiteira’? Ação ‘some’ das carteiras de dividendos; o que fazer?

05 nov 2022, 17:00 - atualizado em 05 nov 2022, 17:05
Banco do Brasil
Banco do Brasil saiu de, ao menos, 5 carteiras de dividendos para outubro (Agência Senado)

Após a confirmação da vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Banco do Brasil (BBAS3) despencou entre as indicações de corretoras e bancos para a carteira de dividendos.

Segundo levantamento do Money Times, o banco havia recebido oito indicações para outubro. Em novembro, esse número caiu para três. Ao todo, foram consideradas 21 carteiras.

O Santander é uma das casas que retirou o banco do portfólio.

A corretora coloca que, apesar de continuar com uma visão positiva para as ações no médio e longo prazo, inclusive com uma recomendação de compra, a mudança do governo federal em 2023 aumentará a incerteza acerca da estatal, podendo deixar as ações mais voláteis no curto prazo.

O BTG Pactual vai na mesma linha ao dizer que Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil estarão sob pressão nos próximos meses.

“A incerteza sobre quem as administrará e quais são os planos para elas provavelmente fará com que essas ações tenham desempenho inferior ao mercado, mesmo que sejam reconhecidamente negociadas em valuations muito baratos”, discorre.

Banco do Brasil mais blindado?

Apesar das incertezas, o gestor João Luiz Braga, da Encore, diz que se ação caísse mais 15%, compraria.

“Hoje fiquei babando no Banco do Brasil. Se cair 15%, eu compro. Porque ia chegar a 3 vezes o lucro  e eu cubro bancos desde lá atrás. O que o Lula fez na Petrobras, nada fez no Banco do Brasil. A Dilma Rousseff até fez”, diz.

Braga lembra que 2003, quando Lula assumiu o seu primeiro mandato, escalou Cássio Casseb Lima para a presidência.

“Era como se colocasse o Pérsio Árida. Ele foi super bem, mesmo tento o Lula lá. Na própria carta do PT, eles dizem: vamos usar as empresas públicas, como BNDES e Petrobras, mas não citam o Banco do Brasil. Eu acho que tem outras alavancas para mexer e deixa o BB mais intacto. Na Petrobras precisa tomar mais um pouco de cuidado”, discorre.

O que Lula falou até agora?

Apesar disso, em evento para empresários ocorrido em agostoLula afirmou que o Banco do Brasil parece “bonzinho” se tiver orientação governamental.

“Porque, se não tiver orientação, a burocracia do Banco do Brasil age como banco privado. Pensa como banco privado. Então, é preciso que a gente enquadre o Banco do Brasil”, colocou.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar