BB Asset lança DOLA11, ETF que acompanha variação do dólar frente ao real
A BB Asset lançou nesta quarta-feira (24) o BB ETF Índice Futuro de Dólar S&P/B3 Fundo de Índice (DOLA11). O produto tem cota inicial de R$ 10, taxa de administração de 0,40% ao ano e está disponível ao investidor geral para negociação na B3.
O ETF busca refletir as variações e a rentabilidade do S&P/B3 Índice de Futuros de Taxa de Câmbio (SPBBUFT) – que, por sua vez, procura medir o desempenho de uma carteira hipotética que investe em contrato futuro de dólar, com rolagem mensal.
Segundo a gestora, o índice oferece uma maneira padronizada de monitorar e analisar o comportamento do mercado de futuros de câmbio, proporcionando insights para investidores, analistas e outros participantes do setor financeiro.
As pessoas físicas ou jurídicas, diz a BB Asset, poderão estar expostas à simples variação cambial do dólar contra o real, com a tributação recolhida sobre eventual ganho de capital no momento da venda das cotas do ETF.
Para o diretor comercial e de produtos da gestora, Mário Perrone, o DOLA11 elimina a necessidade de abrir contas no exterior. “Este ETF permite aos investidores diversificarem suas carteiras com exposição à variação cambial do dólar contra o real, contando com uma taxa de administração competitiva e negociação direta na bolsa”, disse em nota.
Confira as informações básicas do fundo:
- Cota inicial: R$ 10
- Taxa de administração: 0,40% a.a.
- Horário para movimentação: negociação na B3
- Público-alvo: investidores em geral
- Índice de referência: S&P/B3 BRL-USD Futures Index (SPBBUFT)*
- Classe Anbima: Fundo de Índice
- Ticker: DOLA11