Batata: O que esperar da safra deste ano?
A estimativa de safra de batata para 2021 aponta um crescimento de 3,5%, de acordo com o Anuário 2020/2021 da Revista Hortifruti Brasil.
Contudo, há uma previsão de recuo de área plantada, por conta dos problemas de produção decorrentes da pandemia de Covid-19.
Com colheita prevista para o final do inverno, os produtores da região de Ponto Ferreira (SP) seguem sua missão de fornecer alimentos de qualidade para a população de todo o Brasil.
Desde 2006, o agricultor Manoel Polato produz batatas das variedades Asterix e Ágata, em uma área de 25 hectares, colhendo entre 600 e 800 sacas por hectare. Ele considera a atividade uma cultura de risco.
“O mercado é instável e o cultivo é delicado. Por isso, tenho pivô central para garantir a água na quantidade certa, faço análise de solo e tenho suporte de especialistas para planejar meu plantio”, relata o produtor.
Já o agricultor Vladirmir Varaldo, com mais de 40 anos no ramo, embora destine sua produção ao mercado in natura, enxerga possibilidades na batata para a indústria, usada na fabricação de produtos como batata pré-frita, farinhas e amidos.
“A batata está com bom preço, mas estamos mantendo nosso nível de produtividade por não conseguirmos prever o mercado a médio prazo. Não temos receita de bolo no manejo, mas acompanhamos a demanda da terra”, afirma o agricultor.
A irrigação da lavoura também é um ponto importante que garante a produtividade no clima mais quente no interior de São Paulo.