ImóvelTimes

‘Bases do Airbnb estão quebradas’, diz CEO da empresa

02 out 2023, 18:45 - atualizado em 03 out 2023, 10:43
Airbnb CEO Imóveis
Airbnb está passando por uma transformação. (Imagem: Reuters/Charles Platiau/File Photo)

Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb (ABNB;ABNB34), teceu comentários impactantes sobre o modelo de negócio da companhia que gere.

Em entrevista à Bloomberg, Chesky avalia que a companhia líder em estadias de curto-prazo cresceu muito além do que seu desenho inicial e agora a “fundação está fundamentalmente comprometida”.

“Nós temos que colocar nossa casa em ordem”, disse o empresário ao veículo. Ainda usando metáforas do segmento imobiliário, o empresário avalia que “nós [o Airbnb] tínhamos uma casa construída sobre quatro pilares, quando precisávamos de dez”.

Depois do impulso dos anos da pandemia, quando as restrições sanitárias proporcionaram a possibilidade de se trabalhar remotamente de outras localidades, o Airbnb agora vê a “conta chegando” com a disparada no preço das estadias de curto-prazo.

O avanço dos preços neste segmento, que responde por até 80% de toda a receita gerada, desequilibrou o ecossistema de anfitriões e convidados da plataforma. Agora, o Airbnb se vê pressionado para atender demandas de ambas as pontas.

Do lado dos custos, a companhia tem priorizado retomar preços mais acessíveis para os clientes, diminuindo e dando maior transparência às taxas de limpeza. Outra funcionalidade lançada no mês passado busca identificar e reduzir anúncios falsos.

Para o empresário, buscar um volume maior de reservas dentro da plataforma implicará mais esforços no controle de qualidade das estadias, o que poderá ser obtido, inclusive, com a implementação de ferramentas de inteligência artificial para validação dos imóveis.

  • AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO: O analista-chefe João Piccioni revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research, que deu tchau para a B3 (B3SA3) e incluiu um novo papel com grande potencial. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado!

Com aluguéis de curto-prazo na mira, Airbnb quer foco em “experiências”

Após ver um estoque de mais de 30 mil imóveis sendo vetado para uso em estadias de curto-prazo na cidade de Nova York, o CEO do Airbnb vê a empresa focando 100% no segmento de “experiências”.

Neste segmento, o Airbnb funciona como uma plataforma de serviços de turismo, como visitas guiadas, bar crawls e filmagens.

A fala de Chesky pode indicar o caminho a ser seguido pela empresa em diversas localidades onde o poder público tem agido para regular os aluguéis de curta-duração. A União Europeia, por exemplo, discute uma regulação sobre o serviço desde março, com abrangência em todos os países da zona do euro.

O avanço dos preços no mercado imobiliário de cidades turísticas se converteram em dor financeira para residentes locais, que se veem pressionados por um aumento no custo de vida.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar