BusinessTimes

Bares e restaurantes deixam pandemia para trás e registram melhor desempenho do ano

14 ago 2022, 19:00 - atualizado em 12 ago 2022, 15:22
Restaurantes
37% dos bares e restaurantes disseram ter obtido lucro no mês passado. (Imagem: PIxabay)

Durante a pandemia, o setor de bares e restaurantes foi um dos que mais sofreram com as medidas de distanciamento social. Mas isso ficou no passado: em julho, os estabelecimentos do segmento registraram o seu melhor desempenho no ano.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 37% dos bares e restaurantes disseram ter obtido lucro. Trata-se da melhor marca do ano, sendo que em junho eram 35%.

Outros 37% ficaram em equilíbrio. Além disso, o índice de quem ainda realiza prejuízo também caiu um pouco, mas continua alto: passando de 29% em junho para 26% em julho.

“A inflação continua como a grande vilã, com o aumento dos custos em alimentos e bebidas sendo apontado como o principal fator para 75% dos que tiveram um resultado ruim”, aponta o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Os dados ainda revelam que 71% dos estabelecimentos não conseguem repassar integralmente os aumentos de custos, sendo que 25% dizem que não conseguiram reajustar o cardápio e 46% fizeram reajustes abaixo da inflação.

Em relação ao otimismo em relação ao futuro, 35% das empresas afirmam pretender contratar novos funcionários até o final de 2022, enquanto 54% esperam manter o quadro de empregados atual. Somente 11% têm a intenção de demitir funcionários no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!