BusinessTimes

Bard tem estreia atrapalhada e faz ações do Google (GOGL34) tombarem quase 8%

08 fev 2023, 18:53 - atualizado em 08 fev 2023, 18:53
Google
Ações da Alphabet, controladora do Google listada na Nasdsaq, terminaram o pregão com perdas de quase 8%, apontando a desaprovação dos investidores com a primeira aparição do Bard (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

O Google (GOOG;GOGL34) não teve sorte com a estreia do Bard, a inteligência artificial lançada com o intuito de peitar o ChatGPT. Um erro no algoritmo de resposta da IA durante a demonstração oficial do Bard foi percebido pelos internautas e a notícia logo chegou aos mercados.

As ações da Alphabet, controladora do Google listada na Nasdsaq, terminaram o pregão com perdas de quase 8%, apontando a desaprovação dos investidores com a primeira aparição do Bard.

O lançamento do Google ocorre um dia após a Microsoft (MSFT;MSFT34), grande fiadora do ChatGPT, anunciar a incorporação da IA no próprio mecanismo de busca, o Bing.

Apesar do primeiro passo atrapalhado, analistas do mercado americano acreditam que o Google tem vantagens competitivas em termos de escala, engenharia e recursos de nuvem para vencer a corrida no campo da IA generativa (que produz uma informação coesa a partir de um extenso banco de dados).

Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas utilize o Google como mecanismo de busca, acima dos 100 milhões de usuários do ChatGPT.

O erro do Bard

O erro do Bard ocorreu na própria propaganda do Google, que mostra a inteligência artificial em funcionamento. Em um vídeo curto com o intuito de promover a ferramenta, algumas perguntas são feitas ao Bard.

Entre elas, um usuário indaga: “Quais novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb pode contar ao filho de 9 anos?”. Entre as respostas, uma delas foi incorreta. Bard disse que o telescópio foi usado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar (os chamados exoplanetas).

A informação, no entanto, é falsa. Como já confirmado pela Agência Espacial dos EUA, as primeiras fotos de exoplanetas foram tiradas pelo Very Large Telescope (VLT), do European Southern Observatory, em 2004.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar