Barbie e Oppenheimer: Filmes são usados para golpes na internet; entenda
Os filmes Barbie e Oppenheimer chegam aos cinemas nesta quinta-feira (20). No entanto, a empresa de cibersegurança Kaspersky aponta que criminosos aproveitam o sucesso dos filmes para aplicar golpes na internet.
O filme live-action na Barbie está sendo utilizado para aplicação de golpes na compra de bonecas Barbie online. De acordo com a empresa, usuários encontram edições limitadas da boneca, como a do próprio filme.
Para realizar a compra, a vítima é direcionada a um formulário que requer o preenchimento de dados pessoais como nome, endereço e informações bancárias. Os fraudadores se aproveitam para obter o dinheiro e os dados dos compradores.
- Os dividendos da Petrobras (PETR4) estão correndo risco? A petroleira quer fazer mudanças em sua política que impactam diretamente nos seus investimentos; saiba o que fazer com as ações agora no Giro do Mercado de hoje (20). Inscreva-se no nosso canal aqui e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta, às 12h.
No caso do filme Oppenheimer, o golpe é aplicado no oferecimento de transmissões gratuitas do filme. Os fraudadores costumam solicitar uma pequena taxa para obter o serviço de streaming.
No entanto, a Kaspersky aponta que o pedido de pagamento exige que seja vinculado a um cartão bancário. Dessa forma, débitos não autorizados podem ser feitos nas contas dos usuários.
A empresa reforça a necessidade de cautela ao fornecer informações pessoais em sites online. Além disso, sugere a verificação de sites confiáveis para compra de itens ou assinaturas.
*Com informações do Terra