Banrisul pode economizar até R$ 180 milhões com PDV, diz XP
O Banrisul (BRSR6) informou ontem (19), em nota divulgada ao mercado, que 903 funcionários aderiram ao plano de desligamento voluntário (PDV), totalizando 60% do total ofertado pela companhia, de 1.500 vagas.
Cláudio Coutinho, presidente do banco, disse que o acordo acertado com os trabalhadores foi considerado histórico em relação aos demais programas feitos anteriormente.
“Os incentivos financeiros oferecidos pela empresa se constituíram em um diferencial importante para a tomada de decisão dos colaboradores”, comentou o executivo.
Na avaliação da XP Investimentos, a notícia é boa, apesar do impacto de custo esperado no quarto trimestre de 2020. De acordo com a corretora, o programa é uma medida positiva de médio e longo prazo, com os benefícios começando a ser sentidos a partir de 2021.
“Se levarmos em conta a remuneração de 2019, o plano poderia ter aproximadamente R$ 180 milhões de redução de gastos no ano (13% do lucro do ano)”, avaliou.
O plano também vai trazer mais eficiência ao Banrisul, que já começa a sinalizar uma gestão com foco em rentabilidade e digitalização.