Banqueiros centrais seguem nos holofotes: Falas do Fed, balanço do Itaú, small caps, Oi e outras notícias do dia
Política monetária é um assunto árido. Tem linguagem própria. É cheio de minúcias. As falas dos banqueiros centrais costumam ser pausadas, muitas vezes sonolentas. Um desafio enorme para os jornalistas na hora de traduzir todo aquele economês para o grande público.
Nem sempre nos damos conta do quanto a política monetária nos afeta no dia a dia. Neste início de fevereiro, porém, anda difícil falar de qualquer coisa que não seja banco central, taxa de juro ou política monetária, especialmente num serviço de notícias sobre finanças, como é o caso do Seu Dinheiro.
Começou com a chamada Super Quarta, que na realidade foi uma Super Semana, com decisões de juros no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra e na zona do euro, entre outros.
Por aqui, o assunto manteve-se nas primeiras páginas nos dias seguintes com os constantes questionamentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à recente atuação do Banco Central.
Ontem, por exemplo, enquanto um comentário de Jerome Powell, presidente do Fed (o banco central dos EUA), aliviava a pressão sobre os mercados, a ausência de uma trégua nessa queda de braço entre o Palácio do Planalto e o BC dificultava uma possível recuperação dos ativos brasileiros.
Hoje, enquanto aguardam algum desdobramento por aqui, os investidores estão de olho em comentários de dirigentes do Fed. Nada menos que meia dúzia de diretores do BC norte-americano têm eventos públicos marcados para as próximas horas.
Também estarão atentos à repercussão do balanço do Itaú e aos comentários de Lula relacionados à Eletrobras.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
PARA FICAR DE OLHO
A hora das small caps chegou? Ações de empresas menores da B3 estão baratas, mas nem todas vão brilhar. Diante da necessidade de crédito mais barato para expandir, empresas do segmento ainda vão demorar para decolar, mas a queda das ações abriu boas oportunidades. Veja as favoritas dos analistas.
BALANÇO 2022
Provisões contra calote da Americanas afetam lucro do Itaú (ITUB4), mas banco ainda registra recorde no ano. Assim como o Santander, a instituição financeira evitou se referir nominalmente à varejista na divulgação de resultados e citou “evento subsequente”.
OI OU TCHAU?
Qual é o futuro da Oi (OIBR3)? CEO conta o que vai acontecer com a operadora após proteção judicial. Rodrigo Abreu deu as explicações após os executivos da empresa saírem de reunião em Brasília com a Anatel. Confira o que ele disse.
DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 38: Os bombeiros chegaram: ata do Copom e Alckmin tentam baixar a temperatura da relação entre Lula e Campos Neto. Do outro lado, parlamentares do PSOL e do PT querem apresentar requerimento para convidar o presidente do BC a comparecer em uma audiência pública na Câmara para explicar as razões dos juros altos.
BOB GRANDSON FIELDS
Quem é Roberto Campos Neto e por que Lula partiu para cima do presidente do Banco Central. De ‘neto do Roberto Campos’ a presidente do BC, o economista está em rota de colisão com Lula por causa da taxa Selic. Entenda.
Uma boa quarta-feira para você!