Money Times Entrevista

Banqueiro sobre Haddad: Tem potencial para estar ao lado de Guedes e Mereilles entre os melhores ministros da Fazenda

28 dez 2023, 15:07 - atualizado em 28 dez 2023, 15:21
Ricardo Lacerda
Em rápida entrevista ao Money Times, Lacerda, um dos primeiros empresários a defender publicamente o nome de Haddad para a Fazenda, afirmou que o ministro tem sido ‘excelente’ (Imagem: Divulgação)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem potencial para entrar no hall de melhores ministros a ocuparem a pasta ao lado de Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda de Itamar Franco, Henrique Meirelles, que ocupou o ministério durante o governo Michel Temer, e Paulo Guedes, antecessor de Haddad e ministro de Bolsonaro, afirmou Ricardo Lacerda, CEO e fundador do BR Partners (BRBI11).

“Ainda temos que ver os efeitos de sua gestão num ciclo econômico mais longo. Mas ele é um ministro que pode ficar oito anos no cargo [em caso de reeleição de Lula], então tem potencial para entrar no hall”, discorre.

Em entrevista ao Money Times, Lacerda, um dos primeiros empresários a defender publicamente o nome de Haddad para a Fazenda, afirmou que o ministro tem sido ‘excelente’. “Ele mostrou que sabe negociar com o Congresso e tem as ideias certas para país no longo prazo. Com as medidas de corte de gastos anunciadas hoje, ele fecha seu primeiro ano com chave de ouro”, discorre.

Mais cedo, Haddad apresentou nesta quinta-feira (28) três novas medidas que buscam equilibrar as contas públicas. As medidas abrangem a desoneração da folha, mudanças no programa Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e limitação da compensação tributária para decisões judiciais.

Haddad ressaltou que as medidas visam “organizar a casa” e promover possibilidade de planejamento para as contas públicas, de forma que as projeções possam ser mais precisas.

Para 2024, o banqueiro se mostra otimista. Em sua visão, estamos num momento de boa combinação de crescimento, inflação baixa e afrouxamento monetário. “As empresas têm digerido bem suas alavancagens e estamos perto de um ambiente de retomada de investimentos”, coloca.

  • As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado desta quinta-feira (28) e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui:

Melhor ministro da América Latina?

Em outubro, a publicação Latin Finance elegeu o presidente do Banco CentralRoberto Campos Neto, e o ministro Haddad como os melhores da América Latina.

De acordo com a revista, Haddad se mostrou um ministro com “habilidade em fazer as reformas com um estilo pragmático e moderado num ambiente ainda polarizado no Brasil”. Em doze meses no cargo, Haddad aprovou o arcabouço fiscal, encaminhou a reforma tributária, entre outras medidas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar