Banqueiro desembarca na Globo para melhorar governança
O Grupo Globo anunciou mudanças em seu conselho de administração, com a chegada do banqueiro Rodrigo Xavier como primeiro membro independente.
Com isso, o conselho passa a ser composto por oito membros: João Roberto Marinho na presidência, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho como vice-presidentes, e Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega e, agora, Rodrigo Xavier como conselheiros.
Xavier é economista, empresário, atua há 30 anos no mercado financeiro e se tornou o primeiro conselheiro independente a integrar o Conselho de Administração do Grupo Globo.
O Grupo divulgou em nota que há a intenção de abrir uma segunda vaga independente a ser preenchida em breve.
“Não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho, que tem, entre as suas missões, a de direcionar a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios com vistas ao futuro, garantindo melhor retorno dos investimentos.”, diz o comunicado.
Melhoria da governança no Grupo Globo
Em nota, o Grupo Globo destacou que a presença de Rodrigo Xavier no conselho está “alinhada às melhores práticas corporativas do mercado e como parte da evolução permanente de sua governança“.
João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo e do Conselho de Administração, destacou ainda que o modelo de governança do Grupo está em permanente aprimoramento e que a iniciativa de eleger agora um conselheiro independente e de já estar preparando a vinda de outro, com conhecimentos complementares, faz parte dessa evolução, assim como a criação de novos comitês de assessoramento.
“Guiado pelos princípios da Essência Globo, que define a visão e os valores do Grupo Globo, o Conselho tem participado ativamente da definição das diretrizes estratégicas das empresas, com foco na transformação digital e na relação direta com o consumidor.”, disse Marinho.
Novos comitês
O comunicado do Grupo Globo anuncia ainda a criação de novos comitês de assessoramento, como parte do processo de consolidação da estrutura de governança corporativa.
Segundo a nota, João Roberto Marinho continua à frente do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo.
Jorge Nóbrega responde pelo Comitê de Compliance, Proteção de Dados Pessoais, Auditoria e Riscos e, além desses, o Conselho de Administração do Grupo Globo passa a contar com o Comitê de Pessoas, Cultura & ESG, a cargo de Alberto Pecegueiro, e com o Comitê Digital & Inovação, comandado por Roberto Marinho Neto, em estruturação.
Para apoiar toda essa evolução, o Conselho de Administração conta com uma diretoria de Governança, liderada por Manuela Mattos.
Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!