Bank of America Merrill Lynch: Mercado interno guia alta das empresas nos EUA
“Este é um testamento à força doméstica da economia norte-americana no mesmo tempo em que o Federal Reserve pretende afrouxar a política monetária e mitigar o impacto – igualmente claro – de fraqueza por razão externa”.
A afirmação consta em relatório do Bank of America Merrill Lynch divulgado nesta semana, em que os analistas Yunyi Zhang, Yuri Seliger e Hans Mikkelsen listam as alterações anuais das receitas de empresas norte-americanas desde o quarto trimestre de 2015 para medir a correlação com a dependência da demanda externa.
Ao mesmo tempo em que empresas com maior exposição à performance fora dos EUA não deverão mostrar “crescimento nas receitas”, companhias com mais atreladas ao mercado interno deverão “entregar mais um trimestre de crescimento de 9% na receita”, sendo o “nível mais alto desde o início da medição e dramaticamente acima do percentual de 6% do ano passado”.
O nível utilizado para distinguir a exposição à demanda externa foi o percentual das vendas ocorridas fora do território norte-americano.