BusinessTimes

Bancos são os melhores lugares para se trabalhar, segundo o LinkedIn; veja por quê

19 abr 2023, 14:03 - atualizado em 19 abr 2023, 14:03
LinkedIn
LinkedIn mapeou as 25 melhores empresas para se trabalhar (Imagem: Pixabay/ StartupStockPhotos)

* Por Laura Pereira  e Lorena Matos 

O LinkedIn divulgou a lista de 2023 das “Top Companies”, que reúne as 25 melhores empresas brasileiras para se trabalhar. Os destaques do ranking foram as instituições financeiras, que predominaram as primeiras colocações.

O estudo mapeou quais companhias oferecem melhores oportunidades de desenvolvimento de carreira para seus funcionários.

Em primeiro lugar está o Itaú Unibanco, que lidera a lista desde 2018, seguido por Banco Bradesco, Banco do Brasil e Banco Santander.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Segundo o LinkedIn, o ranking é uma ferramenta para profissionais explorarem vagas abertas, aprimorarem suas habilidades e identificarem posições em companhias que investem em talentos e que, ao mesmo tempo, correspondem com seus valores pessoais.

Conforme divulgado, o levantamento conta com empresas de diversos setores da economia e foi elaborado com base em oito pilares que determinam a metodologia, sendo eles: capacidade de avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade, afinidade com a empresa, oportunidades externas, diversidade de gênero, formação acadêmica e a presença de funcionários no país.

Confira o ranking do LinkedIn Top Companies

  1. Itaú Unibanco
  2. Banco Bradesco
  3. Banco do Brasil
  4. Banco Santander
  5. ExxonMobil
  6. Mastercard
  7. Bain & Company
  8. Kavak.com
  9. Kyndryl
  10. Ambev (AB InBev)
  11. Alphabet
  12. Bank of America
  13. Amazon
  14. Vivo (Telefônica Brasil)
  15. Dell Technologies
  16. Medtronic
  17. Petrobras
  18. SAP
  19. Procter & Gamble
  20. Novo Nordisk
  21. Oracle
  22. Cielo
  23. Accenture
  24. Vestas
  25. Claro

A cultura organizacional para atração de novos talentos

Um estudo realizado pelo Censuswide, com base em uma amostra de 1.056 trabalhadores maiores de 18 anos no Brasil entre 24 e 27 de março, organizado pela plataforma LinkedIn, indica que 80% dos profissionais acreditam que trabalhar em um local que tenha cultura e valores alinhados aos seus pessoais seja importante.

A pesquisa também indica que as quatro maiores red flags, ou seja, os alertas negativos, para os entrevistados em busca de emprego são:

  • a falta de crescimento na carreira e oportunidades de aprendizado (55%);
  • a falta de diversidade, equidade e inclusão (43%);
  • a falta de opções de trabalho flexíveis (40%);
  • a falta de compromisso com a sustentabilidade ambiental (32%).

Metodologia

Além da classificação pelos oito indicadores descritos, as empresas deveriam ter pelo menos 500 funcionários em 31 de dezembro de 2022 no país e a taxa de rotatividade de funcionários não poderia ultrapassar 10% durante o período estabelecido na metodologia (com base em dados do LinkedIn).

Também são desclassificadas as empresas cujas demissões ultrapassam 10% do quadro de funcionários entre janeiro de 2022 e o lançamento da lista, de acordo com comunicados públicos. Apenas empresas de matrizes subsidiárias, com participação majoritária e dados associados aparecem na lista.