Economia

Bancos retomam serviço de crédito consignado para INSS após reajuste de juros; entenda

29 mar 2023, 10:22 - atualizado em 29 mar 2023, 18:33
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Bancos retomam serviço de consignado para beneficiários do INSS após proposta de novo teto de juros (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os bancos retomaram o serviço de crédito consignado para beneficiários do INSS, após o novo ajuste no teto da taxa de juros, proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (28) e aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

A proposta corrigiu a redução realizada em 13 de março, que cortou o teto de juros de 2,14% para 1,70% — a mudança levou à suspensão do serviço por diversos bancos, como Itaú e Banco do Brasil.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Ministério da Previdência defendia taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos reivindicavam uma taxa de 1,99%. Com a proposta, Lula busca um meio-termo para solucionar a questão, que foi atendida.

Procurados pelo Money Times, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica confirmaram o retorno do serviço.

“O Banco do Brasil informa que vai voltar a operar, imediatamente, a linha de crédito consignado INSS, após as definições divulgadas pelo CNPS. O BB entende que as novas regras conciliam a remuneração adequada da linha com a oferta de crédito condizente com as necessidades financeiras de seus clientes”, disse em nota.

Já a Caixa apontou que está aguardando a divulgação da Instrução Normativa do INSS para retomar o serviço.

“A retomada da oferta pela Caixa será feita imediatamente após a publicação da Instrução Normativa no Diário Oficial da União”.

O PagBank manteve o mesmo posicionamento anunciado após a redução da taxa. “O PagBank PagSeguro informa que não está mais operando com empréstimos consignados do INSS pelo canal de correspondentes bancário. Nossos clientes podem contratar este serviço diretamente pelo app do PagBank”.

Itaú e Bradesco não se pronunciaram até o momento da publicação desta matéria. O texto poderá ser atualizado para incluir a resposta das instituições.

Após publicação da nota, o Itaú afirmou que aguarda a atualização do sistema da Dataprev para retomar a oferta do crédito consignado para beneficiários do INSS, conforme as condições atuais. O Bradesco informou que volta a operar normalmente a linha de crédito consignado do INSS a partir desta quarta-feira (29).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que os juros do consignado para INSS foi reduzido?

Em 13 de março, a redução da taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS para 1,70% ao mês foi aprovada. Desde 2022, o patamar mensal estava definido em 2,14%.