Mercados

Crise fabricada? Ações de bancos regionais podem ter sido vítimas de manipulação de mercado

05 maio 2023, 15:56 - atualizado em 05 maio 2023, 16:16
SEC
Órgãos reguladores entram em cena para investigar possível manipulação de ações de bancos regionais. (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Em uma potencial reviravolta no caso dos bancos regionais, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) começou a investigar se a derrocada das ações nesta semana foi consequência de manipulação dos mercados.

A informação foi divulgada ontem pela Reuters, em consulta a uma fonte familiarizada com o assunto. Segundo a publicação, o aumento da volatilidade e da atividade de vendas a descoberto chamaram a atenção dos reguladores.

Oficiais federais da SEC e do governo da Califórnia (onde estão situados vários dos bancos regionais afetados), disseram encontrar fundamentos sólidos nas instituições, como depósitos estáveis e nível de liquidez suficiente para suas operações financeiras, de acordo a agência.

Face aos novos desdobramentos, a Associação de Bancos dos Estados Unidos pede a SEC que interrompa todas as operações vendidas em ações de bancos regionais.

Apenas ontem, a queda em bloco das instituições trouxe ganhos de US$ 400 milhões para investidores que apostaram contra a alta dos papéis. O dado vem da plataforma de análises financeiras Ortex.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bancos regionais decolam; PacWest lidera ganhos com 80% de alta

A chance de que a sangria dos credores tenha sido causada por manipulação do mercado fez investidores mudarem drasticamente sua percepção sobre os papéis, de tal sorte que os bancos regionais lideram as altas do dia.

O PacWest (PACW), que vinha de seis sessões seguidas de forte liquidação, sobe impressionantes 80% nesta tarde.

Western Alliance Bancorporation (WAL), outro player muito pressionado durante a semana, decola 51%. O banco regional recebeu recomendação de ‘compra’ do JPMorgan. Para analistas do JP, a precificação da instituição no mercado estava inadequada.

Além do Western Alliance, o Zions Bancorporation foi outra instituição que ganhou a recomendação ‘overweight’ do JPMorgan, o que catalisa uma alta de 18% do papel no pregão de hoje.

Também apresentam altas em duplo dígito os bancos regionais Comerica Incorporated e KeyCorp.  

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.