Últimas Notícias Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Criptomoedas Empresas
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bancos pagarão menos impostos? Veja qual ação pode se dar bem na Bolsa

Gustavo Kahil - 04/09/2018 - 16:34

O Orçamento Federal aprovado para 2019 traz uma boa notícia para os bancos: a alíquota do Imposto de Renda irá cair de 45% para 40%. Este aumento, que entrou em vigor em outubro de 2015, expira em dezembro e o governo, aparentemente, decidiu não renová-lo.

A equipe de análise do Bradesco BBI fez um cálculo para analisar o impacto da medida sobre as instituições financeiras, especialmente porque o consenso não considerava esta mudança. Eles ponderam, contudo, que ainda é cedo para garantir que esta decisão é definitiva.

O orçamento ainda precisa ser votado e um aumento poderia levar apenas 90 dias para entrar em vigor.

Os analistas Rafael Frade e José Cataldo explicam que o ganho perto de zero do Banco do Brasil (BBAS3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander (SANB11) é que, mesmo sob a alíquota de 45%, os bancos teriam maior proteção tributária das provisões, além de outro ganho considerável nos ativos fiscais diferidos, como ocorreu no terceiro trimestre de 2015.

“Os impostos estruturalmente mais baixos certamente não estavam no radar, já que os números do consenso da Reuters mostram taxas de imposto de renda estáveis nos próximos anos para todas as empresas”, concluem.

Receba dicas EXCLUSIVAS de investimento em seu e-mail – Não é propaganda